Comunicação

Cuidado Emocional em tempos de isolamento

Publicado em : 23/03/2020

 

Interamérica reconhece como está sendo difícil para todos esse período de isolamento social e como o medo, as incertezas, a ansiedade e a angústia são sentimentos que vêm crescendo com o surto do Coronavírus (COVID-19).

Esses são sentimentos que afetam a todos, independente da idade, porém cada um manifesta de uma forma diferente. É muito comum ficarmos mais frágeis, termos comportamentos e pensamentos inesperados, decorrentes de um sofrimento passageiro, mas muito legítimo.

 

Pensando nisso, compartilhamos algumas dicas importantes que podem ajudar você, pai/ mãe, nesse momento...:

 

1. Elabore uma rotina juntamente com os seus filhos.

Muito importante que não seja algo imposto por você, mas que seja feito em conjunto para que os filhos entendam que terão tempo de fazer atividades de estudo, de lazer, tarefas domésticas, atividades individuais e em família. Para isso, é fundamental manter uma rotina, mesmo que mais flexibilizada, incluindo horário para algumas atividades durante o dia e horários de dormir e acordar. Faça coisas que goste e ajude os filhos a encontrarem seus hobbies.

 

2. Faça coisas que goste e ajude os filhos a encontrarem novos hobbies.

Ouvir uma boa música, assistir a filmes, ler livros, especialmente aqueles de Literatura. Estabeleça um tempo para fazer coisas que goste e favoreça esse tempo para os seus filhos, ajudando-os a encontrar possibilidades para seus hobbies e para aprender a fazer coisas novas. A ajuda de um adulto é essencial nesse ponto, pois as crianças (e até muitos jovens) ainda não possuem condições de encontrar sozinhos meios para se sentirem produtivos.

 

3. Evite o excesso de informação.

Seja nas redes sociais ou TV, tente não ficar sintonizado(a) o tempo todo com essas notícias, aumentando as preocupações e a sensação de incertezas. Tenha um momento de ligar a TV para ver as notícias do dia e filtrar aquelas a que seus filhos terão acesso. É essencial se perguntar: “Quais as contribuições desse volume de notícias para o estado emocional do meu filho?” Teremos várias respostas a depender do filho, da idade e de como cada um está vivenciando esse momento.

 

4. Converse com seus filhos sobre o que está acontecendo.

Mesmo com a ânsia de poupar os filhos de qualquer possibilidade de sofrimento, eles vivenciam o sentimento de insegurança e incertezas que estamos passando. Além disso, sofrer pelo que não sabemos, acentua ainda mais o sentimento de ansiedade e insegurança. Estabeleça um diálogo constante com os filhos, dando espaço para que possam falar de suas angústias, validando seus sentimentos. Compartilhe (com serenidade) o seu estado com eles, reforçando o sentimento de empatia em relação ao outro.

 

5. É normal estar angustiado(a).

Precisamos entender que todos “sofrem” de alguma maneira, mesmo que muitos não consigam colocar em palavras; alguns ficam mais irritados, mais calados e outros, mais agitados. Valide o sentimento dos seus filhos, mas cuide para que eles não se vitimizem nem considerem que o seu sofrimento é maior do que de outras pessoas.  O período é de dificuldades para TODOS, por isso é tão importante cuidar para que a arrogância, a agressividade, a intolerância e a indiferença não prevaleçam nas relações dentro de casa.

 

6. Cuide do seu corpo.

É preciso cuidar não só do estado mental, mas também do corpo. Tente praticar exercícios e se alimentar de forma saudável, mesmo que em casa. Momentos de produtividade mediante ao ócio favorecem o estado de bem-estar emocional, contribuindo para a saúde do corpo.

 

7. Entenda que o confinamento/isolamento não é uma punição.

Culturalmente, o confinamento é visto como uma punição, como privação do bem-estar geral e também como gerador do sofrimento de solidão. Sentir a solidão do isolamento devido à pandemia é um fato. Mas, tente evitar a solidão como percepção de abandono; entenda que permanecer em casa por alguns dias é necessário, mas não é uma condição definitiva. Além disso, desfrutar de maior tempo em casa, com nossos filhos, traz muitos prazeres.

 

8. Procure ajuda.

Não se sinta sozinho(a). Faça contato com as pessoas da Escola para tirar dúvidas, trocar ideias, dar sugestões. É muito valioso para toda a nossa Equipe acompanhar o bem-estar dos estudantes, suas famílias e de todos os colaboradores, tanto do ponto de vista pedagógico, quanto emocional. Conte com o apoio da Direção, das Equipes de Coordenação e Orientação, dos Professores e da Equipe de Psicologia, todos estão conectados para passarmos, da melhor forma possível, juntos esse período.

 

Jordana Balduíno e Tatiely Pereira

Psicólogas da Escola Interamérica


Conhecendo o 6° Ano

 30/06/2020

Conhecendo o 6° Ano   Vídeo 1 - Ensino Fundamental Anos Finais   Vídeo 2 - Metodologias   Vídeo 3 - Tecnologias   Clique aqui para acessar o Folder do 6° Ano


Festa Junina Online

Festa Junina Online

 30/06/2020

  Estamos com saudades da Festa Junina? Estamos sim! Neste dia, as moças colocam seus vestidos rodados e coloridos. Os rapazes vestem camisa e chapéu de palha. As brincadeiras são diversas: pescaria, touro mecânico, quadrilha e muita música! Neste mês de junho não podemos deixar de [...]


Podcasts com dicas

Podcasts com dicas

 28/05/2020

  Todo mundo POD!   Tornar o estudante um ser atuante e ativo em seu processo de aprendizagem, em meio a tantas tecnologias ofertadas, é um desafio grande para os professores, que necessitam se manter atualizados e dispostos em aprender novos recursos para tornar o aprendizado mais [...]


Drops - Sabor de Arte (Virtual)

Drops - Sabor de Arte (Virtual)

 12/05/2020

  DROPS – SABOR DE ARTE O DROPS é um projeto desenvolvido nos recreios culturais, ao longo do ano, quando nossos estudantes têm a oportunidade de se expressarem culturalmente (através da música, dança, declamação de poesia, habilidades circenses). Este ano, mesmo sem o recreio na [...]


Atividades Diversificadas

Atividades Diversificadas

 13/04/2020

  Rádio Outra Oficina promovida pela Interamérica semestralmente. Estudantes de várias turmas se encontram na “cabine” da Rádio para desenvolverem seus talentos musicais, artísticos,  de comunicação... debatem trilhas sonoras, temáticas de cinema e, assim, ampliam seus [...]


Organização da rotina de estudo - Professora Fernanda Leal

Organização da rotina de estudo - Professora Fernanda Leal

 06/04/2020

   


6° Ano INTER - Regime especial de aulas não presenciais

6° Ano INTER - Regime especial de aulas não presenciais

 27/03/2020

6° Ano INTER


Vídeo da direção e coordenação pedagógica com orientações gerais

Vídeo da direção e coordenação pedagógica com orientações gerais

 18/03/2020

  Seguem algumas orientações da nossa Diretora Suelânia Santos e Coordenadora Pedagógica Lúcia Oliveira a respeito da suspensão das aulas presenciais e continuidade do projeto pedagógico, via online.  


6° Ano Inter - Escola Interamérica

6° Ano Inter - Escola Interamérica

 13/03/2020

 Ano

  6° Ano INTER COLABORAÇÃO / COMUNICAÇÃO / INTERAÇÃO   Na Interamérica Ampliada os estudantes são protagonistas do seu processo de aprendizagem.


Coronavírus - Flúvia Amorim

Coronavírus - Flúvia Amorim

 10/03/2020

Coronavírus   A superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, Flúvia Amorim, mãe do nosso estudante Guilherme Amorim e do ex-aluno João Pedro Amorim, esclarece sobre todos os cuidados que devemos ter em relação ao Coronavírus. Flúvia, também, faz indicação para que todos [...]