Comunicação

Volta às aulas

Publicado em : 09/08/2019

 

 

Volta às aulas

 

 

por Vera Lúcia Wohlgemuth Lobo*

 

Iniciamos o segundo semestre de 2019 trazendo em nossas bagagens muitos estudos, leituras e reflexões sobre como fazer da escola um espaço cada vez mais amplo de convivência e de troca de experiências que, certamente, favorecerão o desenvolvimento de hábitos mentais. Esses hábitos contribuem para a potencialização do pensamento complexo, que analisa os conhecimentos de forma contextualizada, integrada, abrangente  e completa, deixando de lado a visão fragmentada que ora nos foi apresentada.

Sabemos que nossos estudantes também viveram grandes experiências nessas férias, pois tiveram tempo para brincar muito, viajar, ler bons livros, assistir a bons filmes... Todos saímos da rotina diária e pudemos viver um tempo de ócio. Ócio este que, como nos diz o sociológo Domênico di Masi, favorece o desenvolvimento da criatividade.

O tempo corre rapidamente e paramos pouco para refletir sobre o que vemos, ouvimos, sentimos e vivemos. Frente a esta rotina extenuante, mal percebemos que já estamos em agosto, em setembro entramos na estação das flores e em dezembro, que já está aí. O verão chega e o ano de 2019 se despede, abrindo-se para novas promessas que faremos nas vésperas de 2020.

Queremos, sempre, explorar e aprofundar nossas percepções e conhecimentos sobre o “mundo das coisas” e sobre as “coisas no mundo”. Quanta diversidade, quantas curiosidades existem nesse mundo complexo em seus sistemas que convergem e divergem e que, mesmo assim,  funcionam de forma tão sistêmica e integrada. A gramática será apresentada por meio da fantasia dos livros literários, aproveitando, ainda, as informações contidas nos diversos textos que leremos. A matemática que está no passar do tic-tac do relógio, no tempo que corre com a pressa do coelho de Alice no País das Maravilhas, que está nas receitas do livro de dona Benta e  da Tia Nastácia, nas Mil e Uma Noites, na contagem das conchas colecionadas durante as férias, nas páginas dos livros que lemos ou nas distâncias percorridas durante as viagens. Tempo presente, tempo passado, História e Geografia que nos mostram dados do passar desses tempos e  espaços que se transformam continuamente. E assim vivemos o conhecimento  vivo cheio de cores e de formas, que traz enigmas e nos ajuda a pensar com lógica e  que se relaciona com as diversas áreas num movimento inter e transdisciplinar.

É isso que fazemos! Despertar a paixão adormecida de aprender, desenvolvendo o hábito de indagar sempre sobre tudo, inquietação esta que é tão viva nas crianças pequenas que querem saber o porquê de tudo, mas que num determinado momento da vida essa curiosidade adormece. Algumas perguntas estão sempre presentes quando paramos para planejar e definir novas metas de aprendizagem: o que faz essa curiosidade adormecer? Será um feitiço da fada da história da Bela Adormecida? Alguém já parou para perguntar? O que silencia nossa mente? Como reacender a chama da curiosidade provocando a sede de querer saber mais sobre o mundo? Educar, formar, transformar exige muita reflexão... E é essa a nossa missão! 

Trazer a arte de enxergar e interpretar o mundo; provocar emoção e reflexão; expressar o pensamento e a visão de mundo; explicar e refletir a história humana; questionar a realidade, representá-la por meio das mais variadas linguagens, como fez Leonardo da Vinci, que desde a mais tenra idade buscou compreender o funcionamento do Universo. Tudo o atraía: as flores, o corpo humano, as pedras, as quedas d’água... Ele observava seus objetos de interesse e os desenhava para tentar captar seus segredos. Do que são constituídos? Como funcionam?

Surpreender com o que enxergamos, perceber que podemos enxergar por diversas óticas ou olhares, perguntar sobre tudo, pesquisar, persistir, trocar saberes e conviver com diferentes pontos de vistas, comunicar nossos saberes e descobertas sempre. Resolver problemas complexos, seguir questionando, aprofundar nossas pesquisas, criar soluções, duvidar do que está posto. Guimarães Rosa em sua grande sapiência disse: “Vivendo se aprende, mas o que se aprende mesmo é fazer outras maiores perguntas....” A escola deve ensinar e instigar a dúvida e os questionamentos, pois sem pergunta não há ciência. O conhecimento científico é sempre resposta  a uma pergunta.

Explorar, brincar, vivenciar, observar, escutar, mapear, registrar, imaginar, desejar, sonhar, alegrar-se, trocar, dialogar, questionar, criticar, problematizar, cooperar, participar, relacionar-se, potencializar.... São ações que cultivamos para que nossos estudantes possam se colocar neste século como protagonistas e produtores de conhecimento hoje e sempre.

Sejam todos bem-vindos ao segundo semestre de 2019!!!

 

*Vera Lúcia Wohlgemuth Lobo é Diretora Pedagógica da Escola Interamérica.


A escola e o desenvolvimento de todos nós

A escola e o desenvolvimento de todos nós

 29/11/2019

O momento de olhar para o que passou e contemplar o que foi feito no período conhecido como 2019 chegou. Neste momento, cabe a nós a tarefa de limpar nossos olhos para podermos observar com clareza nossas conquistas.


Estamos no mês de novembro…

Estamos no mês de novembro…

 29/11/2019

E o cheirinho de despedida está no ar… O fim de ano representa muito crescimento! Crianças deixando mais evidentes suas vozes, seus desenhos, suas primeiras escritas… Umas já nem precisam mais de auxílio para escrever um bilhete, outras continuam pegando no lápis de um jeito bem particular; tem criança pulando corda de olhos fechados, recontando histórias melhor do que a prô e outras superando a timidez para subir ao palco e ajudar o grupo na apresentação… Quanto esforço, quantas conexões, relações e processos para essas descobertas!


Feira Cultural 2019

Feira Cultural 2019

 22/11/2019

Amanhã, dia 23 de novembro, acontecerá mais uma Feira Cultural da Escola Interamérica na Unidade II. Será uma excelente oportunidade para conhecer projetos desenvolvidos ao longo do ano frutos da parceria de toda a nossa comunidade escolar. Será ainda possível vivenciar e apreender saberes construídos através de muito estudo, pesquisas, apresentações, experiências, muita mão na massa e, enfim, dedicação e colaboração.


Como desenvolver bons hábitos de comunicação entre pais e filhos?

Como desenvolver bons hábitos de comunicação entre pais e filhos?

 08/11/2019

Uma comunicação saudável e positiva entre pais e filhos tem influência, por exemplo, na educação, tornando mais fácil para estes compreender e refletir sobre o que lhes é transmitido, em vez de focar em ordens e obediência.
Além disso, a relação e a convivência da família também se tornam mais tranquilas, agradáveis e enriquecedoras, o que favorece o bem-estar de todos.
Pensando nesses pontos, podemos nos perguntar: como praticar uma comunicação saudável em família e criar hábitos para favorecê-la no dia a dia?


Mãe, brinca comigo?

Mãe, brinca comigo?

 01/11/2019

Muitos pais se queixam de que, com a carga de trabalho que têm, quando chegam a casa à noitinha tudo que querem é descanso…


Pontualidade: como ensiná-la aos filhos?

Pontualidade: como ensiná-la aos filhos?

 01/11/2019

Entenda desta forma: seus filhos jamais aprenderão a importância de ser pontual se não vivenciarem esse comportamento em casa.

A teoria é muito bonita e necessária, mas se as crianças percebem que os familiares são indulgentes consigo mesmos em relação ao horário, é provável que reproduzam essa atitude quando adultos.


Relacionamento abusivo entre crianças

Relacionamento abusivo entre crianças

 18/10/2019

De uma mãe preocupada: “Percebo que minha filha de oito anos está estressada com uma amiga da escola que não a deixa em paz: não quer que ela converse com outras meninas, liga várias vezes por dia, ameaça de acabar com a amizade se ela lhe desobedecer. Minha filha gosta dessa menina, mas não gosto de vê-la se submetendo a essas exigências. Não sei bem o que fazer, dá vontade de interferir, mas não sei como”.


Juventude e maturidade

Juventude e maturidade

 18/10/2019

Ser jovem deixou de ser uma etapa da vida para se transformar em um estilo de viver. Isso significa que, quando a criança entra na adolescência, ela passa a se relacionar com adultos iguais a ela, ou seja, tão jovens quanto ela. Na questão educativa, esse é um fato complicador. A adolescência é o tempo de amadurecer, mas, se os pais não ajudarem o filho a entrar na maturidade, ele continuará a agir de modo infantilizado.


Como são os “novos valores” no mundo atual?

Como são os “novos valores” no mundo atual?

 11/10/2019

Faço uma singela reflexão sobre o quão importante é a educação para os sentimentos nos dias atuais. Na escola, ouvimos com frequência pessoas com dúvidas inerentes aos “novos valores” no mundo atual. Ao que se parece...


O poder transformador da Educação

O poder transformador da Educação

 11/10/2019

Em cada um de nós existe muito dos vários educadores que por nós passaram. Os aprendizados vão muito além dos conteúdos atribuídos a uma grade curricular. Os conhecimentos e vivências são de uma relevância que carregamos para a vida. Vão desde um olhar empático de um professor, a firmeza do outro, mas que fez a diferença ao acreditar no seu potencial quando nem às vezes você mesmo acreditava.