Comunicação

Tarefa de casa em família: um momento de aprendizado para todos

Publicado em : 21/02/2020

Recentemente aconteceu a nossa primeira reunião coletiva de pais do ano e, para planejar a reunião, enviamos antecipadamente uma pesquisa a todas as famílias de 2º a 5º Anos solicitando suas dúvidas. Uma das questões recorrentes foi a temática TAREFA DE CASA. Sendo assim, selecionamos um texto que possa contribuir e formar sobre esse assunto.

Tarefa de casa em família: um momento de aprendizado para todos

A lição de casa desperta responsabilidade, reflexão e senso de organização nas crianças.

Após chegar da escola, é normal que seu filho esteja cansado para realizar as tarefas escolares. É exatamente por isso que o incentivo e o interesse da família são tão importantes. O envolvimento da família nas atividades enviadas pela escola é fundamental, pois toda ação educativa tem valor quando todos os responsáveis pela criança e adolescente se envolvem. Por sua vez, a escola precisa oportunizar atividades desafiadoras, que estimulem as crianças e os adolescentes e que agucem seu desejo de aprender.

Compreender a importância da lição de casa é se inserir em uma parte significativa do processo de aprendizagem escolar. As tarefas são uma oportunidade de autoconhecimento, de reflexão, de expressão e de crescimento pessoal do estudante. Além de ser um auxílio no processo de aprendizagem, as tarefas contribuem na construção de responsabilidade e senso de organização do próprio estudante.

Segundo Lourdes E. P. Ribeiro, autora da coleção “Para casa ou para sala? ”, o dever de casa tem objetivos próprios:

  • Formar hábitos de estudo
  • Relacionar o que se ensina na escola com o que se faz em casa
  • Relembrar a aula
  • Criar senso de responsabilidade
  • Interiorizar na criança as regras e rotinas
  • Estimular a criança a ser bem planejada e organizada
  • Ser uma atividade de competência da criança, e não dos pais
  • Criar um relacionamento agradável e gostoso entre criança, escola e família
  • Cabe aos educadores refletir diariamente sobre lições de casa significativas, adequadas e que realmente contribuam para o aprendizado dos conteúdos programados. Sem dúvida é um desafio pensar em um conteúdo criativo que ultrapasse os exercícios de pergunta e resposta para memorização.

Quanto mais a lição for original, dinâmica e desafiadora, melhor será o interesse do estudante em resolvê-la, proporcionando o gosto pelo estudo e pela reflexão. Assim, também despertará a consciência e o senso crítico.

Para a família, algumas vezes, parece que há tarefa demais. Outras, de menos. Em alguns momentos, fica a sensação de que é errado a criança precisar de ajuda para realizar o dever de casa. O que nem sempre é verdade, pois alguns tipos de lições podem exigir, sim, a participação estratégica da família.

Os pais e responsáveis devem ajudar a criança a formalizar uma rotina para os estudos dentro de casa, contribuindo no desenvolvimento desse compromisso. Observe como ele se adapta melhor, se é pela manhã, pela tarde ou pela noite, e aceite a contribuição da criança ou do adolescente na definição desse horário.

Também é importante ampliar o diálogo e não fazer cobranças desnecessárias. Uma dica é mudar o foco e não falar apenas da lição de casa. Buscar outras formas de se relacionar com a criança e/ou adolescentes sobre os estudos.

Quando há orientação e uma rotina estabelecida, os resultados geram forte sentimento de satisfação, o que contribui para o fortalecimento da autoestima.

Pais e filhos devem criar um ambiente propício para a execução da lição de casa e transformar a ação num processo agradável. Desta forma, teremos qualidade na relação escola, família e aluno, possibilitando parceria e um crescimento saudável do estudante.

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/objetivo-sorocaba/conduzindo-o-melhor-de-voce/noticia/2019/03/08/tarefa-de-casa-em-familia-um-momento-de-aprendizado-para-todos.ghtml


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