Comunicação

Muitas conquistas, trabalho e estudo: assim chegamos ao final do primeiro semestre

Publicado em : 28/06/2019

 

 

Muitas conquistas, trabalho e estudo: assim chegamos ao final do primeiro semestre

 

Olhando para os meses que já se passaram este ano, podemos afirmar que a escola Interamérica trabalhou intensamente, desenvolvendo em nossos alunos inúmeras habilidades que darão estrutura para que possam atuar de forma competente no mundo que está posto.

Nas diferentes salas, resguardando as suas respectivas idades, os estudantes da Interamérica agiram e refletiram sobre os diferentes objetos de conhecimento, buscando interrelacioná-los por meio de um olhar atento e investigativo. Compreender o mundo em que se vive e todas as relações existentes nele é uma tarefa árdua e exige que o estudante se envolva e dedique tempo. Tempo de observação atenta e exploração, tempo de levantamento de hipóteses, de trocas de percepções, de análise e reflexão e de validação dos conhecimentos construídos, num movimento contínuo e permanente de estudo, pesquisa e diálogo.

O espaço de aprendizagem é organizado para que nossos alunos possam desenvolver competências que auxiliam nas trocas de experiências que ampliam olhares, favorecendo assim que todos aprendam uns com os outros, por meio de um clima onde o respeito a si e ao outro impere sempre. Tempo e espaço foram pensados de forma integrada para que o movimento aprendente seja favorecido sempre.

Esta não é uma tarefa fácil de ser colocada em prática por nenhum dos agentes envolvidos no processo de ensinar e aprender em sociedade, em que todos os conflitos e contradições aparecem.

Sabendo da complexidade desse trabalho, nós da Interamérica, investimos maciçamente em nossa formação, pois acreditamos que é por meio do estudo e da pesquisa contínua de nossa equipe que iremos propiciar aos nossos estudantes esse espaço de aprendizagem dinâmico e favorável ao desenvolvendo do protagonismo, da curiosodade e da autonomia, para pensar e agir de forma ética e respeitosa consigo e com o outro.

Ao longo desse semestre, participamos de cursos dentro e fora do Brasil, promovemos estudos sobre a disciplina positiva e comunicação não-violenta, auxiliando nossos professores a compreenderem cada vez mais e melhor a relação entre sentir, pensar e agir. Este é um processo que contribui para o desenvolvimento sócio emocional de todos que fazem parte de processo educacional.

Aprofundar os estudos sobre a BNCC foi outra ação formativa que a equipe se dedicou e continuará se dedicando ao longo do ano. Fomos (e ainda voltaremos) a São Paulo bimestralmente. Trocamos conhecimentos com diretores de outras escolas brasileiras e aprendemos com pesquisadores argentinos que se dedicam ao estudo de didática das diferentes áreas acadêmicas.

Conhecer outras realidades educacionais e escolas inovadoras favorece nossa reflexão sobre o que fazemos, ajudando-nos a perseguir cada vez mais a excelência em nossa prática. Este ano, visitamos Boston (EUA), participamos de um mini-curso em Harvard sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Projeto Zero, que é considerado uma fonte intelectual que alimenta a investigação sobre a complexidade dos potenciais humanos: inteligência, compreensão, pensamento, criatividade, ética, pensamento interdisciplinar e multicultural. Visitamos, também, diversas escolas que são orientadas pela equipe de Harvard e que possuem, como afirmamos, um currículo inovador.

Por fim, participamos do BETT Educar, maior congresso de educação do Brasil e do Educo – tendências pedagógicas. Os dois congressos estão voltados para o que há de mais atualizado no campo educacional a nível mundial. Voltamos de lá certas de que estamos oferecendo aos nosso estudantes as mais inovadoras ações pedagógicas.

Por isso, nos despedimos do primeiro semestre de 2019 orgulhosos de todo o empenho demonstrado por nossa equipe, que participou intensamente dos vários eventos oferecidos dentro e fora de nossa escola. Nos despedimos do semestre orgulhosos das realizações concretizadas dentro e fora das salas de aula, por meio dos projetos e das atividades permanentes, desde a educação infantil até os anos finais do fundamental. Também nos sentimos orgulhosos pelos resultados já alcançados nos processos de aprendizagens de nossos estudantes, que se mostram cada dia mais protagonistas em seus aprendizados.

Contudo, nos despedimos inquietas, pois nossa sede pela excelência é o que nos move! Estamos cientes de nossas conquistas, mas sabemos que é possível fazer mais, fortalecendo nossa identidade enquanto uma escola inovadora e, ao mesmo tempo, acolhedora; que foca em projetos e ações constantes, sem perder sua essência acadêmica; que transforma sonhos de amanhã em realidade hoje.

Uma pausa se faz necessária agora, mas semestre que vem continuaremos em ritmo de aprendizado e crescimento constantes!!

Essa é a Interamérica! Sempre a todo vapor!

Bom julho a todos!


Escola Interamérica, Uma Escola Viva

Escola Interamérica, Uma Escola Viva

 26/06/2020

Saímos todos da nossa zona de conforto e tivemos que nos readaptar à nova realidade imposta. Cada um sentiu e viveu esse período de diferentes maneiras, não é mesmo? E, gradativamente, os medos foram se transformando. Das dúvidas e angústias, nasceram  possibilidades e certezas.


Avaliação da aprendizagem em aulas não presenciais

Avaliação da aprendizagem em aulas não presenciais

 29/05/2020

Todos nós já ouvimos falar bastante sobre este assunto, e certamente temos algum tipo de “opinião” sobre ele, ainda que muitos não tenham estudado formalmente algo voltado para o tema.


A “romantização” do isolamento social em casa

A “romantização” do isolamento social em casa

 11/05/2020

Estamos todos no mesmo barco? Não. Na verdade nunca estivemos, e agora, mais do que nunca, não estamos. Se há algo em comum que nos interliga nesse tempo de pandemia é o fato de estarmos imersos no cenário que é a nossa casa, na realidade das nossas relações interpessoais, nas diferentes rotinas de cada um, nos diferentes modos de se viver esse tempo, nas diferentes estratégias de lidar com o isolamento social.


Rosely Sayão: “Educar é apresentar a vida e não dizer como viver”

Rosely Sayão: “Educar é apresentar a vida e não dizer como viver”

 13/03/2020

Educar não é fácil, muito menos nos tempos atuais. A sociedade tem passado por muitas transformações, e os pais se veem, tantas vezes, completamente perdidos. É o que evidencia a psicóloga Rosely Sayão em seu recém-lançado livro Educação sem blá-blá-blá (Ed. Três Estrelas, 2016).


Entrada na adolescência

Entrada na adolescência

 06/03/2020

A entrada na adolescência traz grandes desafios para a família e para os indivíduos. Entendemos, enquanto escola, que é muito importante para as famílias conhecer as principais transformações para que esse período tão importante da vida seja vivido de forma saudável para toda família. O texto a seguir traz contribuições importantes.


“Eu tenho a força!”

“Eu tenho a força!”

 28/02/2020

Há muito tempo não tinha a oportunidade de fazer uma criança dormir em minha casa. Meu único filho é um jovem adulto e não mora mais conosco... Assim, contento-me em aguardar o dia em que será possível ter meu netinho ocupando seu quarto em minha casa para então poder viver a experiência de cuidar mais de perto de uma criança, e fazê-la dormir, como acontecia com meu filhote.


Diversidade

Diversidade

 28/02/2020

Pensando na escola como um ambiente onde se reúne a maior diversidade durante um considerável tempo (e não é apenas pelos critérios de afinidades), também como um espaço privilegiado de construção de conhecimento e interação social, chegamos à conclusão de que valores como respeito, empatia, solidariedade, colaboração, ética, dentre outros, não podem ficar fora do que entendemos por “educação integral” dos sujeitos.


Tarefa de casa em família: um momento de aprendizado para todos

Tarefa de casa em família: um momento de aprendizado para todos

 21/02/2020

Após chegar da escola, é normal que seu filho esteja cansado para realizar as tarefas escolares. É exatamente por isso...


Adolescência em questão

Adolescência em questão

 21/02/2020

Falta de sono na hora de dormir, sono demais na hora de levantar, preguiça para realização de tarefas de casa, preguiça para leitura, tempo em excesso nos eletrônicos, conflitos com a família, quarto sempre desarrumado. Se você é mãe, pai ou responsável de um pré-adolescente/adolescente, você provavelmente já presenciou pelo menos uma das situações acima. Não se assuste porque a grande maioria desses “sintomas” é natural, porém passageira.


Educar - Desafios e Possibilidades

Educar - Desafios e Possibilidades

 14/02/2020

Me deparei há algum tempo com um texto de Rubem Alves falando sobre a Arte de Educar. E se existe algo que normalmente as pessoas concordam é sobre o grande desafio que envolve esse processo. A Escola Interamérica, ciente de sua responsabilidade enquanto parceira da família e da sociedade, se sente também diariamente desafiada a estudar, aprimorar e qualificar cada vez mais o seu trabalho pedagógico.