Comunicação

Muitas conquistas, trabalho e estudo: assim chegamos ao final do primeiro semestre

Publicado em : 28/06/2019

 

 

Muitas conquistas, trabalho e estudo: assim chegamos ao final do primeiro semestre

 

Olhando para os meses que já se passaram este ano, podemos afirmar que a escola Interamérica trabalhou intensamente, desenvolvendo em nossos alunos inúmeras habilidades que darão estrutura para que possam atuar de forma competente no mundo que está posto.

Nas diferentes salas, resguardando as suas respectivas idades, os estudantes da Interamérica agiram e refletiram sobre os diferentes objetos de conhecimento, buscando interrelacioná-los por meio de um olhar atento e investigativo. Compreender o mundo em que se vive e todas as relações existentes nele é uma tarefa árdua e exige que o estudante se envolva e dedique tempo. Tempo de observação atenta e exploração, tempo de levantamento de hipóteses, de trocas de percepções, de análise e reflexão e de validação dos conhecimentos construídos, num movimento contínuo e permanente de estudo, pesquisa e diálogo.

O espaço de aprendizagem é organizado para que nossos alunos possam desenvolver competências que auxiliam nas trocas de experiências que ampliam olhares, favorecendo assim que todos aprendam uns com os outros, por meio de um clima onde o respeito a si e ao outro impere sempre. Tempo e espaço foram pensados de forma integrada para que o movimento aprendente seja favorecido sempre.

Esta não é uma tarefa fácil de ser colocada em prática por nenhum dos agentes envolvidos no processo de ensinar e aprender em sociedade, em que todos os conflitos e contradições aparecem.

Sabendo da complexidade desse trabalho, nós da Interamérica, investimos maciçamente em nossa formação, pois acreditamos que é por meio do estudo e da pesquisa contínua de nossa equipe que iremos propiciar aos nossos estudantes esse espaço de aprendizagem dinâmico e favorável ao desenvolvendo do protagonismo, da curiosodade e da autonomia, para pensar e agir de forma ética e respeitosa consigo e com o outro.

Ao longo desse semestre, participamos de cursos dentro e fora do Brasil, promovemos estudos sobre a disciplina positiva e comunicação não-violenta, auxiliando nossos professores a compreenderem cada vez mais e melhor a relação entre sentir, pensar e agir. Este é um processo que contribui para o desenvolvimento sócio emocional de todos que fazem parte de processo educacional.

Aprofundar os estudos sobre a BNCC foi outra ação formativa que a equipe se dedicou e continuará se dedicando ao longo do ano. Fomos (e ainda voltaremos) a São Paulo bimestralmente. Trocamos conhecimentos com diretores de outras escolas brasileiras e aprendemos com pesquisadores argentinos que se dedicam ao estudo de didática das diferentes áreas acadêmicas.

Conhecer outras realidades educacionais e escolas inovadoras favorece nossa reflexão sobre o que fazemos, ajudando-nos a perseguir cada vez mais a excelência em nossa prática. Este ano, visitamos Boston (EUA), participamos de um mini-curso em Harvard sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Projeto Zero, que é considerado uma fonte intelectual que alimenta a investigação sobre a complexidade dos potenciais humanos: inteligência, compreensão, pensamento, criatividade, ética, pensamento interdisciplinar e multicultural. Visitamos, também, diversas escolas que são orientadas pela equipe de Harvard e que possuem, como afirmamos, um currículo inovador.

Por fim, participamos do BETT Educar, maior congresso de educação do Brasil e do Educo – tendências pedagógicas. Os dois congressos estão voltados para o que há de mais atualizado no campo educacional a nível mundial. Voltamos de lá certas de que estamos oferecendo aos nosso estudantes as mais inovadoras ações pedagógicas.

Por isso, nos despedimos do primeiro semestre de 2019 orgulhosos de todo o empenho demonstrado por nossa equipe, que participou intensamente dos vários eventos oferecidos dentro e fora de nossa escola. Nos despedimos do semestre orgulhosos das realizações concretizadas dentro e fora das salas de aula, por meio dos projetos e das atividades permanentes, desde a educação infantil até os anos finais do fundamental. Também nos sentimos orgulhosos pelos resultados já alcançados nos processos de aprendizagens de nossos estudantes, que se mostram cada dia mais protagonistas em seus aprendizados.

Contudo, nos despedimos inquietas, pois nossa sede pela excelência é o que nos move! Estamos cientes de nossas conquistas, mas sabemos que é possível fazer mais, fortalecendo nossa identidade enquanto uma escola inovadora e, ao mesmo tempo, acolhedora; que foca em projetos e ações constantes, sem perder sua essência acadêmica; que transforma sonhos de amanhã em realidade hoje.

Uma pausa se faz necessária agora, mas semestre que vem continuaremos em ritmo de aprendizado e crescimento constantes!!

Essa é a Interamérica! Sempre a todo vapor!

Bom julho a todos!


Não é fácil andar à frente

Não é fácil andar à frente

 13/09/2019

O que me move na escrita deste texto hoje é a necessidade de tratar um pouco do desafio que é fazer algo de relevante em um contexto que não quer que isso aconteça. Quando os astros estão a nosso favor não é necessariamente fácil, imagine então se você incomoda por não ficar dentro da caixinha, sendo perfeitamente conivente com o modelo? Tenho reiteradamente tratado deste tema, e percebo que ele ainda me incomoda, e incomoda a muitos outros, ainda bem.


Respeito à diferença e incentivo à argumentação contribuem para o desenvolvimento dos filhos

Respeito à diferença e incentivo à argumentação contribuem para o desenvolvimento dos filhos

 06/09/2019

Discordar abre a possibilidade de se colocar no lugar do outro, de se abrir para uma ideia distinta, para algo que até então a pessoa não tinha pensado, de acordo com especialista.


Brincar e aprender a vida

Brincar e aprender a vida

 06/09/2019

Vivemos atualmente um contexto social em que há excesso de informação circulando e, para toda e qualquer questão, existe receita, padrão, promessas de solução rápida e instantânea. Na criação de filhos(as) isso não é diferente!


Educar exige liberdade e autoridade, mas qual o limite e a diferença entre eles?

Educar exige liberdade e autoridade, mas qual o limite e a diferença entre eles?

 30/08/2019

Na construção da relação familiar, a autoridade nunca pode ser confundida com autoritarismo, assim como a liberdade em excesso também é nociva.


Você conhece a Escola Interamérica?

Você conhece a Escola Interamérica?

 23/08/2019

Que memórias você tem de sua infância na escola? De quais atividades você se recorda?


A aprendizagem como projeto

A aprendizagem como projeto

 23/08/2019

O desenvolvimento do ser humano no planeta Terra é algo que assusta, e é tema recorrente nos mais diversos setores da sociedade. Ainda vivemos uma era de crescimento linear para certos aspectos da vida humana, mas certamente vários destes aspectos crescem de maneira exponencial, em velocidade difícil de se imaginar. As possibilidades de nosso cérebro, que saiu das cavernas e chegou à Lua, ainda estão envoltas em muitos mistérios.


A difícil “arte” de escolher

A difícil “arte” de escolher

 16/08/2019

A vida adulta é carregada de tarefas e obrigações. Temos deveres intermináveis (de nos sustentar, em primeiro lugar, de pagar os impostos, contas do mês, organizar as refeições para nós e nossos familiares, trabalhar, cuidar da casa, dos filhos etc) e, a cada dia, vamos colocando mais metas e obrigações em nossas listas de coisas a fazer, ora escolhidas por nós, conscientemente, ora determinadas pela vida e o contexto que vivemos (devemos fazer atividade física, estarmos conectados às mais diversas informações, estudarmos constantemente e tantas outras coisas que “devemos”).


O futuro é hoje: os 16 hábitos da mente na educação

O futuro é hoje: os 16 hábitos da mente na educação

 16/08/2019

Para acompanhar mudanças e ensinar os futuros profissionais prosperar em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (do acrônimo em inglês VUCA) — além de cada dia mais conectado e, ao mesmo tempo, fragmentado —, a educação precisa mudar. E ela já mudou. O conhecimento de conteúdos acadêmicos ainda é e sempre será importante, mas as habilidades socioemocionais estão hoje no centro da revolução que ocorre na educação.


Volta às aulas

Volta às aulas

 09/08/2019

Iniciamos o segundo semestre de 2019 trazendo em nossas bagagens muitos estudos, leituras e reflexões sobre como fazer da escola um espaço cada vez mais amplo de convivência e de troca de experiências que, certamente, favorecerão o desenvolvimento de hábitos mentais. Esses hábitos contribuem para a potencialização do pensamento complexo, que analisa os conhecimentos de forma contextualizada, integrada, abrangente  e completa, deixando de lado a visão fragmentada que ora nos foi apresentada.


As férias e um mito: tempo de reflexão

As férias e um mito: tempo de reflexão

 28/06/2019

Gosto muito de épicos, e gosto em particular de Mitologia Grega. Uma das histórias que mais gosto é a de Cronos, deus do tempo. Quando eu era criança fiquei muito impressionado quando li pela primeira vez “Os doze trabalhos de Hércules”, produção de Monteiro Lobato. A partir daí expandi minhas leituras, até conhecer os Titãs (não a banda...). Cronos, Hades, Poseidon... cada um deles com personalidade forte, como é característico de todos, e me encantei, em particular, ao começar a entender como uma história era conectada à outra, como um personagem era ligado a outro.