Comunicação

Comunicação: a melhor coisa que você pode fazer por seus filhos

Publicado em : 31/05/2019

 

Comunicação: a melhor coisa que você pode fazer por seus filhos        

Por Larissa Pereira

___________________________________________________________________________________________

 

Estudo com pesquisadores de Harvard e do MIT prova que conversas saudáveis entre adultos e crianças são capazes de beneficiar desenvolvimento cerebral.

Dizer que é importante conversar com uma criança em fase de desenvolvimento não é contar nenhuma novidade. A comunicação é, sem dúvida, uma das habilidades mais necessárias para os seres humanos, e incentivá-la desde a infância tem sido prática constante entre pais e cuidadores. Contudo, segundo um grupo de pesquisadores da Universidade Harvard e do MIT, dois centros de pesquisa de ponta nos Estados Unidos, não é qualquer tipo de comunicação que faz a diferença.

Usando aparelhos de ressonância magnética funcional (fMRI), os pesquisadores conseguiram provar que a comunicação, quando feita com intencionalidade e abertura, é capaz de beneficiar o cérebro das crianças mais do que outros tipos de estímulos. Eles identificaram diferenças na resposta do cérebro à linguagem e correlacionaram a quantidade de conversas que os pais tinham com seus filhos. Nas crianças que vivenciaram mais conversas, a parte do cérebro envolvida na produção da fala e no processamento da linguagem ficou mais ativa do que em outros momentos nos quais elas só escutavam instruções ou frases soltas ditas por seus pais.

Segundo Rachel Romeo, líder do estudo, os resultados mostraram que o importante não é falar para a criança, mas sim falar com a criança. Nesse caso, a diferença não é uma simples questão de semântica. “Não se trata apenas de descarregar um grande volume de linguagem no cérebro do seu filho, mas de conseguir manter uma conversa contínua com ele”, disse em entrevista ao portal de notícias da instituição americana durante o lançamento da pesquisa, em 2018.

Isso significa que para uma criança desenvolver boas capacidades de comunicação não basta apenas fazê-la absorver o máximo de palavras que seus pais e cuidadores têm a ensinar. Ela precisa ter a chance de conversar usando suas palavras e expressões, e aprendendo a escutar quando necessário, afim de compreender como se dá uma interação saudável entre duas ou mais pessoas. “O fato realmente inovador do nosso artigo é que ele fornece a primeira evidência de que a conversa familiar em casa está associada ao desenvolvimento do cérebro em crianças”, disse John Gabrieli, professor de ciências cerebrais e cognitivas e autor sênior do estudo.

Os pesquisadores esperam que suas descobertas encorajem os pais a envolver seus filhos pequenos em mais momentos de conversa, incentivando-os a se expressar e a dar opinião sobre o que se passa a sua volta. “Uma das coisas sobre as quais estamos empolgados é que parece algo relativamente útil, porque é específico. Isso não significa que é fácil para as famílias menos instruídas ou sob maior estresse econômico ter mais conversas com seus filhos. Mas, ao mesmo tempo, é uma ação direcionada e específica, e pode haver maneiras de promover ou incentivar isso em todos os setores”, concluiu Gabrieli.

 

https://blog.inteligenciadevida.com.br

 


Como desenvolver bons hábitos de comunicação entre pais e filhos?

Como desenvolver bons hábitos de comunicação entre pais e filhos?

 08/11/2019

Uma comunicação saudável e positiva entre pais e filhos tem influência, por exemplo, na educação, tornando mais fácil para estes compreender e refletir sobre o que lhes é transmitido, em vez de focar em ordens e obediência.
Além disso, a relação e a convivência da família também se tornam mais tranquilas, agradáveis e enriquecedoras, o que favorece o bem-estar de todos.
Pensando nesses pontos, podemos nos perguntar: como praticar uma comunicação saudável em família e criar hábitos para favorecê-la no dia a dia?


Mãe, brinca comigo?

Mãe, brinca comigo?

 01/11/2019

Muitos pais se queixam de que, com a carga de trabalho que têm, quando chegam a casa à noitinha tudo que querem é descanso…


Pontualidade: como ensiná-la aos filhos?

Pontualidade: como ensiná-la aos filhos?

 01/11/2019

Entenda desta forma: seus filhos jamais aprenderão a importância de ser pontual se não vivenciarem esse comportamento em casa.

A teoria é muito bonita e necessária, mas se as crianças percebem que os familiares são indulgentes consigo mesmos em relação ao horário, é provável que reproduzam essa atitude quando adultos.


Relacionamento abusivo entre crianças

Relacionamento abusivo entre crianças

 18/10/2019

De uma mãe preocupada: “Percebo que minha filha de oito anos está estressada com uma amiga da escola que não a deixa em paz: não quer que ela converse com outras meninas, liga várias vezes por dia, ameaça de acabar com a amizade se ela lhe desobedecer. Minha filha gosta dessa menina, mas não gosto de vê-la se submetendo a essas exigências. Não sei bem o que fazer, dá vontade de interferir, mas não sei como”.


Juventude e maturidade

Juventude e maturidade

 18/10/2019

Ser jovem deixou de ser uma etapa da vida para se transformar em um estilo de viver. Isso significa que, quando a criança entra na adolescência, ela passa a se relacionar com adultos iguais a ela, ou seja, tão jovens quanto ela. Na questão educativa, esse é um fato complicador. A adolescência é o tempo de amadurecer, mas, se os pais não ajudarem o filho a entrar na maturidade, ele continuará a agir de modo infantilizado.


Como são os “novos valores” no mundo atual?

Como são os “novos valores” no mundo atual?

 11/10/2019

Faço uma singela reflexão sobre o quão importante é a educação para os sentimentos nos dias atuais. Na escola, ouvimos com frequência pessoas com dúvidas inerentes aos “novos valores” no mundo atual. Ao que se parece...


O poder transformador da Educação

O poder transformador da Educação

 11/10/2019

Em cada um de nós existe muito dos vários educadores que por nós passaram. Os aprendizados vão muito além dos conteúdos atribuídos a uma grade curricular. Os conhecimentos e vivências são de uma relevância que carregamos para a vida. Vão desde um olhar empático de um professor, a firmeza do outro, mas que fez a diferença ao acreditar no seu potencial quando nem às vezes você mesmo acreditava.


Aprender com os filhos é possível? Veja como acontece essa troca

Aprender com os filhos é possível? Veja como acontece essa troca

 04/10/2019

Os pais preocupam-se com a aprendizagem cognitiva, cultural e socioemocional dos seus filhos, buscando meios para favorecer o seu desenvolvimento. Contudo, em razão de suas diversas responsabilidades cotidianas e do foco que mantêm na família, os pais acabam não percebendo que podem aprender com os filhos.


De quem: crianças ou adultos? Faltam limites?

De quem: crianças ou adultos? Faltam limites?

 27/09/2019

  Faltam limites? De quem: crianças ou adultos?   por Marcelo Cunha Bueno*   Muitas famílias me procuram para conversar a respeito de limites e de uma tal de “agressividade” infantil. Trazem os mais diferentes relatos de espancamento, cusparadas, mordidas e [...]


Aprenda como trabalhar a autonomia na adolescência

Aprenda como trabalhar a autonomia na adolescência

 27/09/2019

A autonomia é uma das características mais importantes no desenvolvimento dos filhos. Ela representa a independência e responsabilidade que o indivíduo terá quando crescer e, por esse motivo, é necessário incentivá-la ao longo dos anos. Trabalhar a autonomia na adolescência pode ser a chave para um mundo com pessoas mais decididas e seguras de si.