Comunicação

A escola e o desenvolvimento de todos nós

Publicado em : 29/11/2019

 

 

A escola e o desenvolvimento de todos nós

por André Mols*

 

O momento de olhar para o que passou e contemplar o que foi feito no período conhecido como 2019 chegou. Neste momento, cabe a nós a tarefa de limpar nossos olhos para podermos observar com clareza nossas conquistas.

O conceito de conquista é um bom começo para esta discussão. Significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Minha intenção aqui é tratar das conquistas que fazem com que sejamos pessoas melhores, em nosso processo diário de desenvolvimento. Naturalmente, o Outro e os nossos espaços de convivência contribuem de maneira direta, oferecendo-nos estas oportunidades. Não me refiro aqui ao discurso piegas, repetitivo e chato que prega algo que não é factível. Somos humanos, e assim sendo, nossas contradições em muitos momentos nos impedem de perceber o que é mais do que claro.

A Escola, enquanto espaço de convivência, é privilegiadíssima neste sentido. Os motivos são óbvios, e é importante retomá-los. Na escola, temos a oportunidade de conviver com as mais diferentes pessoas. Cada um de nós, com nossas expectativas, constrói imagens que retratam, de maneira mais ou menos precisa, quem é o Outro, em nosso ponto de vista. Ocorre que, em muitos momentos, este Outro é completamente diferente do que nós enxergamos.

Assim, a escola se transforma em espaço de exercício e prática de respeito às diferenças, de tolerância e de escuta empática. Em nossa escola não é diferente. Dia após dia, semana após semana, nos deparamos com desafios desta natureza, que nos colocam à prova, neste enfrentamento constante conosco mesmos. Afinal de contas, quem somos?

“Somos quem podemos ser, somos quem queremos ser”. Novamente, cabe a nós somente, e não ao Outro, a tarefa de nos conhecermos e de nos reconhecermos como parte de vários todos, que por sua vez se entrelaçam em múltiplas teias, em relacionamentos os mais diversos.

São estes todos, e as múltiplas partes destes, que constituem o que conhecemos como sociedade. Uma escola é um fragmento que representa simbolicamente a sociedade na qual está inserida. Na escola, os seres humanos desnudam-se, já que as máscaras que nos protegem hipoteticamente no contexto social desaparecem aos poucos.

O valor da experiência escolar é imenso. Tenho certeza de que cada um de vocês que agora estão lendo este texto guardam na memória momentos preciosos vividos em um ambiente escolar. É isso mesmo. Na escola vivemos as emoções que também vivemos fora de seus muros. A Escola não pode ser uma bolha asséptica a nos “proteger”. Proteção neste caso significa exatamente subsidiar e promover o desenvolvimento, que é de cada um, individualmente.

Parece difícil, e é mesmo. Então, neste momento, quando olhamos para o que passou e contemplamos o que foi feito no período conhecido como 2019 em nossa escola, temos a satisfação de perceber que nos desenvolvemos – cada um à sua maneira, cada um na sua velocidade – afinal, lidamos com organismos, e não com mecanismos.

Nós, da Escola Interamérica, desejamos a todos Boas Festas, e um Novo Ano repleto de realizações e desenvolvimento, de maneira responsável, ética, e acima de tudo, verdadeira.

 

*André Mols é Gestor de Desenvolvimento e Currículo da Escola Interamérica - Unidades I e II e músico.


Escola Interamérica, Uma Escola Viva

Escola Interamérica, Uma Escola Viva

 26/06/2020

Saímos todos da nossa zona de conforto e tivemos que nos readaptar à nova realidade imposta. Cada um sentiu e viveu esse período de diferentes maneiras, não é mesmo? E, gradativamente, os medos foram se transformando. Das dúvidas e angústias, nasceram  possibilidades e certezas.


Avaliação da aprendizagem em aulas não presenciais

Avaliação da aprendizagem em aulas não presenciais

 29/05/2020

Todos nós já ouvimos falar bastante sobre este assunto, e certamente temos algum tipo de “opinião” sobre ele, ainda que muitos não tenham estudado formalmente algo voltado para o tema.


A “romantização” do isolamento social em casa

A “romantização” do isolamento social em casa

 11/05/2020

Estamos todos no mesmo barco? Não. Na verdade nunca estivemos, e agora, mais do que nunca, não estamos. Se há algo em comum que nos interliga nesse tempo de pandemia é o fato de estarmos imersos no cenário que é a nossa casa, na realidade das nossas relações interpessoais, nas diferentes rotinas de cada um, nos diferentes modos de se viver esse tempo, nas diferentes estratégias de lidar com o isolamento social.


Rosely Sayão: “Educar é apresentar a vida e não dizer como viver”

Rosely Sayão: “Educar é apresentar a vida e não dizer como viver”

 13/03/2020

Educar não é fácil, muito menos nos tempos atuais. A sociedade tem passado por muitas transformações, e os pais se veem, tantas vezes, completamente perdidos. É o que evidencia a psicóloga Rosely Sayão em seu recém-lançado livro Educação sem blá-blá-blá (Ed. Três Estrelas, 2016).


Entrada na adolescência

Entrada na adolescência

 06/03/2020

A entrada na adolescência traz grandes desafios para a família e para os indivíduos. Entendemos, enquanto escola, que é muito importante para as famílias conhecer as principais transformações para que esse período tão importante da vida seja vivido de forma saudável para toda família. O texto a seguir traz contribuições importantes.


“Eu tenho a força!”

“Eu tenho a força!”

 28/02/2020

Há muito tempo não tinha a oportunidade de fazer uma criança dormir em minha casa. Meu único filho é um jovem adulto e não mora mais conosco... Assim, contento-me em aguardar o dia em que será possível ter meu netinho ocupando seu quarto em minha casa para então poder viver a experiência de cuidar mais de perto de uma criança, e fazê-la dormir, como acontecia com meu filhote.


Diversidade

Diversidade

 28/02/2020

Pensando na escola como um ambiente onde se reúne a maior diversidade durante um considerável tempo (e não é apenas pelos critérios de afinidades), também como um espaço privilegiado de construção de conhecimento e interação social, chegamos à conclusão de que valores como respeito, empatia, solidariedade, colaboração, ética, dentre outros, não podem ficar fora do que entendemos por “educação integral” dos sujeitos.


Tarefa de casa em família: um momento de aprendizado para todos

Tarefa de casa em família: um momento de aprendizado para todos

 21/02/2020

Após chegar da escola, é normal que seu filho esteja cansado para realizar as tarefas escolares. É exatamente por isso...


Adolescência em questão

Adolescência em questão

 21/02/2020

Falta de sono na hora de dormir, sono demais na hora de levantar, preguiça para realização de tarefas de casa, preguiça para leitura, tempo em excesso nos eletrônicos, conflitos com a família, quarto sempre desarrumado. Se você é mãe, pai ou responsável de um pré-adolescente/adolescente, você provavelmente já presenciou pelo menos uma das situações acima. Não se assuste porque a grande maioria desses “sintomas” é natural, porém passageira.


Educar - Desafios e Possibilidades

Educar - Desafios e Possibilidades

 14/02/2020

Me deparei há algum tempo com um texto de Rubem Alves falando sobre a Arte de Educar. E se existe algo que normalmente as pessoas concordam é sobre o grande desafio que envolve esse processo. A Escola Interamérica, ciente de sua responsabilidade enquanto parceira da família e da sociedade, se sente também diariamente desafiada a estudar, aprimorar e qualificar cada vez mais o seu trabalho pedagógico.