A Interamérica

Por um Mundo Melhor Propomos uma Educação

Publicado em : 03/06/2016

Promove, através dos processos pedagógicos, uma educação fundamentada em valores éticos, respeitando as diferentes formas de vida. 

Desenvolve a autonomia, a criticidade, a cooperação, a  convivência cuidando e valorizando as relações afetivas, com vistas à integralidade do ser humano (dimensões afetiva, cognitiva e cultural).

Compreende que as  aprendizagens das relações socioambientais são fundamentais para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e  para nossa qualidade de vida .

Desenvolve os conhecimentos científicos articulados aos processos pedagógicos e aos valores éticos.


Tem clareza da identidade e da missão da escola

Ensina na perspectiva da pergunta, da problematização, da reflexão, da busca da elaboração e sistematização do conhecimento.

Apresenta um currículo de formação cultural e científica articulado com a diversidade sociocultural

Compreende o aluno como sujeito corresponsável pela sua aprendizagem

Proporciona a aprender a gerenciar o próprio conhecimento

Trabalha para o desenvolvimento da capacidade intelectual de pensar

Respeita as diferentes formas de raciocínio para chegar a um resultado

Acredita que o diálogo é o melhor caminho para o desenvolvimento das diferentes aprendizagens, inclusive da autonomia.

Desenvolve assembleias com os alunos para tomada de decisões.

Concebe que a disciplina é necessária para a formação do estudante /cidadão

Investe e faz uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) buscando ampliar os processos de ensinar e aprender.

Investe no constante aprimoramento da equipe diretiva e de todo o corpo de funcionários, através de formação continuada semanal, parcerias com escolas de São Paulo e viagens anuais de pesquisas pedagógicas em grandes centros da América do Sul, América do Norte e Europa.

•  Proporciona a transversalização das atividades acadêmicas, da Educação Infantil ao 9º Ano.

•  Concebe que  a formação da  consciência ecológica  perpassa pela educação.

•  Entende que o ser humano também é natureza. 

•  Compreende  as relações socioambientais  para  construção da cultura do pertencimento e da consciência sustentável em dimensões locais  e universais. 

•  Acredita que necessitamos de atitudes sustentáveis, que são atitudes socialmente justas, culturalmente aceitas e economicamente viáveis.

•  Reconhece as diferentes formas de artes como manifestação de um povo e de uma cultura

           Os projetos e programas permanentes da Interamérica buscam, através de pesquisa, reflexões e discussões, desenvolver ações relacionadas aos valores humanos, às questões ambientais e culturais e, claro, proporcionar um melhor desenvolvimento acadêmico. Através do trabalho diário  com valores, pretende formar sujeitos éticos e  humanizados.

•  INTERAMÉRICA POR UM MUNDO MELHOR: VALORES, MEIO AMBIENTE E EXPRESSÃO CULTURAL
•  FLIN – FESTIVAL LITERÁRIO DA INTERAMÉRICA
•  MOSTRA INTERAMÉRICA DE ARTE (Ed. Infantil e Fundamental 1)
•  FEIRA CULTURAL
•  FEIRA DO EMPREENDEDOR (Fundamental 2)
•  HAPPY HOUR DE ACOLHIDA
•  FESTIVAL DE TEATRO (Ed. Infantil e Fundamental 1)
•  FESTIVAL DE MÚSICA
•  COLETA SELETIVA
•  TUTORIA 

•  TEDI – TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NA INTERAMÉRICA
•  ASSEMBLÉIAS 
•  SEMINÁRIOS
•  SIMULADOS
(Fundamental 2)
•  ENSAIO ACADÊMICO (9º Ano) - ALUNOS SUBSTITUEM UMA  AVALIAÇÃO FINAL POR APRESENTAÇÃO ORAL, ORIENTADOS DURANTE UM BIMESTRE PELO PROFESSOR DA ÁREA ESCOLHIDA.
•  ESTUDOS DO MEIO
•  MATLETAS  -
CURSO AVANÇADO DE MATEMÁTICA (Fundamental 2)
•  OLIMPÍADAS (Fundamental 2)
•  JOGOS JOIA
•   PROJETO CONVERSANDO COM (E SOBRE) A FAMÍLIA
(Palestras mensais aos pais e Textos reflexivos semanais)
•   REUNIÃO INDIVIDUAL DE PAIS
•   PROJETO TRANSIÇÃO

 

TEDI (Tecnologia e Educação na Interamérica): uso diário de ferramentas tecnológicas, como laboratório, notebooks, tablets, mídia rádio, mídia jornal, mídia Tv e cinema e ferramentas colaborativas como Edmodo, Moodle, Google Docs, etc.

 

 

INGLÊS: a partir das primeiras salas, com ênfase na oralidade, e aulas que acontecem durante a rotina dos alunos em sala de aula, parques e atividades extras. A partir do 2º Ano, o aluno tem aulas também com ênfase na escrita e conversação, podendo optar até o 9º Ano pela parceria com o CCBEU.

 

 

 

ESPANHOL: a partir do 6º Ano, o trabalho é feito tanto na oralidade quanto nos registros escritos; trabalha-se, também, as culturas de diferentes países falantes do espanhol; as aulas acontecem durante a rotina dos alunos, no período matutino.

 

 

INTEGRAL E OPCIONAL FUNDAMENTAL 1: Xadrez, Teatro, Arte, Conversation Class, Capoeira, Oficina de Leitura, Música e Ritmo, Oficina de Tarefa e Futsal.

INTEGRAL E OPCIONAL FUNDAMENTAL 2: Xadrez, Matematicando, Aprendiz Gourmet, Percussão Corporal, Mídia-Rádio, Teatro, Ateliê de Pintura, Cidadania Inteligente (Atualidades), Experimentos Físico-Químicos, Mundo Microscópico, Robótica, Futsal, Vôlei e Handebol.

 

 

 

PROJETO INTERAMÉRICA POR UM MUNDO MELHOR: Educação Empreendedora, Filosofia e Cidadania, Por uma Adolescência Saudável, Gentileza no Trânsito.

 

 

 

AMPLIACÃO ACADÊMICA: Participação nas olimpíadas de Matemática, Física, Química, Astronomia, Geografia, Ensaio Acadêmico, Orientação específica de Estudos, Apoio Pedagógico semanal.