Educação Infantil

O que se aprende?

Publicado em : 03/11/2016

Entendemos que o crescimento infantil é um processo, ao mesmo tempo global e interligado, já que requer estímulos em áreas específicas em busca de um progresso equilibrado nas diversas dimensões do desenvolvimento. Por isso, priorizamos um trabalho integrado entre três grandes eixos de exploração pedagógica, com o intuito de enriquecer o conhecimento cognitivo e social da criança de modo mais amplo:

Diferentes linguagens: Ampliação das possibilidades de expressão e comunicação da criança por meio da escuta, da fala, da leitura e da escrita; desenvolvimento da expressão corporal por meio de mímicas, músicas, brincadeiras etc; controle gradual do próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras; ampliação do gosto pelas artes plásticas e por músicas de qualidade.

Noções matemáticas: Utilização da  contagem oral de forma contextualizada; estabelecer aproximações entre quantidades por meio de jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária; manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, encaixar, rolar, transvazar, etc. Familiarização da criança com elementos espaciais e numéricos através de eventos cotidianos, histórias, jogos e brincadeiras. Nessas oportunidades elas poderão observar, estabelecer relações e comunicar ideias por meio da fala e do registro (progressivamente).

Formação pessoal e social: Ampliação do conhecimento de si mesmo, do outro e do meio em que vive, através dos combinados, rotina e jogos com regras; desenvolvimento de intercâmbios entre as salas para promover maior independência  e interação; valorização, manutenção e preservação do meio ambiente; cuidados com o próprio corpo e o do colega.

Atividades de enriquecimento curricular:

  • Inglês
  • Musicalização
  • Psicomotricidade
  • Visitas à Biblioteca
  • Apoio de Multimídeas (TEDI)