Comunicação

Fique sabendo... Sobre o inglês da Interamérica

Publicado em : 23/11/2018

 

A equipe da Interamérica conta com a assessoria da Target Idiomas na formação dos professores e consultoria curricular. Sandra Baumel Durazzo, formadora e consultora, teve encontros presenciais e virtuais com a equipe de coordenação e de professores ao longo de 2018, trabalho que deu continuidade a discussões de anos anteriores.

Sandra iniciou sua carreira de educadora ministrando aulas de matemática, química, física e inglês. Chegou a dar aulas na faculdade de engenharia e, então, dedicou-se a aprimorar seus conhecimentos sobre aprendizagem de línguas estrangeiras, construtivismo, psicologia do desenvolvimento e avaliação. Há 18 anos atua como assessora curricular e formadora de professores. Seu principal foco é o olhar para o aluno como centro dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Também atua com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual de forma voluntária, o que muito contribui para o atendimento à diversidade tão presente na sociedade e, claro, nas escolas. Em 2018, foi líder do projeto que elaborou todo um currículo para ensino de inglês atendendo à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), numa parceria da Associação Nova Escola, Fundação Lemann e Google.org.

 

Neste ano, as formações da equipe de inglês da Interamérica abordaram a aprendizagem baseada em projetos, a colocação do aluno como protagonista de sua aprendizagem, a leitura literária e a elaboração de instrumentos de avaliação do aprendizado.

O último encontro foi planejado com uma estratégia chamada “roda de conquistas”. Um momento no qual cada professor apresenta um aspecto de sua prática do qual se orgulha e o grupo faz uma análise crítica observando aspectos positivos e chances de crescimento. Essa estratégia formativa é bastante potente por uma série de razões. O professor que vai apresentar volta-se para sua própria ação ao selecionar e preparar a apresentação. Ele pode se olhar de longe e com isso perceber sozinho seu percurso como professor. Além disso, a discussão em grupo formaliza conceitos didáticos que aparecem em cada relato, ou seja, exemplifica com a prática os conceitos que foram apresentados ao longo do ano. Finalmente, cria um repertório de boas práticas comum e compartilhado da equipe, o que fortalece o curso como um todo e cada um individualmente.

A discussão foi muito rica e todos terminaram o ano cientes do grande avanço alcançado, tanto do ponto de vista da aprendizagem promovida quanto da prática pedagógica.


Fique sabendo

Fique sabendo

 06/12/2018

Fique sabendo: Promover uma educação de qualidade adequando o nosso fazer às necessidades da sociedade contemporânea sempre foi objetivo que nós, da interamérica, perseguimos. Esse movimento de formação continuada e busca insessante por melhorias está no dna da interamérica. Por [...]


Era uma vez... Contação de histórias

Era uma vez... Contação de histórias

 03/12/2018

  Como é gostoso ouvir histórias, não é mesmo?! Nosso primeiro contato com textos é através dos livros. As histórias podem ser contadas em diversas ocasiões, como por exemplo, uma história antes de dormir, numa tarde chuvosa, ou ao acordar. Em determinadas situações a história pode [...]


A Escola Interamérica, em parceria com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, sediou o curso “A contribuição da experiência de aprendizagem mediada na intervenção clínica e institucional”

A Escola Interamérica, em parceria com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, sediou o curso “A contribuição da experiência de aprendizagem mediada na intervenção clínica e institucional”

 28/11/2018

  Nesse último final de semana, a Escola Interamérica, em parceria com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, sediou o curso “A contribuição da experiência de aprendizagem mediada na intervenção clínica e institucional”, ministrado pela pedagoga, psicopedagoga e mestre em [...]


Finalistas do Festival Literário da Interamérica 2018

Finalistas do Festival Literário da Interamérica 2018

 21/11/2018

Aconteceu ontem a premiação do concurso literário da Interamérica, numa noite festiva e de comemoração, com os nossos escritores, famíliares e equipe docente da escola. O FLIn é um evento anual que tem por propósito aproximar os alunos do universo da literatura e da arte. Sendo assim [...]


Feira Cultural 2018

Feira Cultural 2018

 12/11/2018

  A Feira Cultural da Interamérica foi um sucesso! A exposição de trabalhos sobre meio ambiente, tecnologia, história, educação, experimentos científicos, sistema solar etc. atraiu centenas de pessoas. Ah, e também teve muita diversão! Parabéns a todos que participaram! Ano que vem [...]


Votação para a escolha do presidente e governador (simulação)

Votação para a escolha do presidente e governador (simulação)

 02/10/2018

Votação para a escolha do presidente e governador (simulação) Realizamos, no dia 1/10, uma simulação da eleição para presidente e governador para os estudantes de 2º a 9º Ano. Ao promover uma atividade como essa, temos como propósitos ensinar nossos alunos sobre a importância da [...]


Joinha 2018

Joinha 2018

 02/10/2018

Joinha 2018 Durante a primeira semana de outubro, realizamos nosso JOINHA 2018, um evento da Educação Infantil que comemora o Dia das Crianças, sempre de maneira divertida, lúdica e bastante animada! Esse ano, nos inspiramos na relação da criança com os elementos da natureza [...]


Laboratório Maker e Ciências, na Interamérica faz sentido

Laboratório Maker e Ciências, na Interamérica faz sentido

 01/10/2018

Por que os alimentos estragam? Um alimento com bolor pode ser consumido? As bactérias são prejudiciais à saúde humana? Podemos comer alimentos com bactérias? Os porquês e as perguntas movem a humanidade, e no espaço de sala de aula não é diferente. Esse é um espaço extremamente vivo. Na [...]


Mostra Integrada 2018

Mostra Integrada 2018

 17/09/2018

Mostra Integrada 2018 A Mostra Integrada 2018 aconteceu nos dias 14/09 (sexta) e 15/09 (sábado) com a temática - Se faz sentir, faz sentido. O sentir se fez presente em todos os projetos, trazendo uma atmosfera de autorreflexão e consciência. Sabemos que a caminhada foi repleta, de [...]


Democracia na escolha do nome do projeto do 3º Ano

Democracia na escolha do nome do projeto do 3º Ano

 12/09/2018

O 3º Ano começou a desenvolver um projeto de sala sobre o sistema solar que terá culminância na Feira Cultural 2018. A escolha do nome do projeto aconteceu de forma democrática, sendo que cada turma definiu um possível nome, a equipe da TEDI organizou uma urna eletrônica (tablets), simulando [...]