Fique sabendo... Sentimentos, atitudes e emoções baseiam nossas reflexões e ações...
Publicado em : 14/01/2019
Fique sabendo...
Sentimentos, atitudes e emoções baseiam nossas reflexões e ações...
Na Interamérica, as relações interpessoais e intrapessoais são base de estudos para promover o desenvolvimento das habilidades e competências do séc. XXI: pensamento crítico, comunicação, criatividade, trabalho em equipe, resolução de conflito e flexibilidade. O que por sua vez, possibilita ao estudante aprofundar a capacidade de resolver questões referentes a sua vida em sociedade.
Você sabia que a Escola Interamérica possui um departamento específico para atuar no desenvolvimento socioemocional de nossos estudantes?
É o departamento da Orientação Educacional. Composto pelas orientadoras educacionais Eloá, Patrícia e Thais. São profissionais capacitadas e habilitadas para trabalhar com o desenvolvimento socioemocional dos estudantes em suas relações com os colegas e diferentes membros da comunidade escolar, atuando diante dos conteúdos atitudinais, auxiliando na compreensão dos comportamentos e atitudes das crianças, educadores e famílias.
Como é o trabalho da Orientação Educacional?
O trabalho da Orientação Educacional possui dois focos de atuação: preventivo e resolutivo.
O trabalho preventivo é realizado com os estudantes do primeiro ao quinto ano, através do Projeto Conviver Comigo e com o Mundo. Com aulas quinzenais, os estudantes são desafiados a exercitar o autoconhecimento e as habilidades socioemocionais, tais como: o reconhecimento das emoções que antecedem nossas ações; a autorregulação; a divergência de opiniões e o desenvolvimento da empatia. Rodas de conversa, assembleias, jogos, filmes, livros literários, ilustrações, contação de história e diferentes recursos e estratégias são utilizados nas aulas com o objetivo de possibilitar a autorreflexão, tomada de consciência e possíveis mudanças de atitudes.
O trabalho resolutivo acontece a partir das demandas geradas pela convivência escolar, seja na relação entre os pares, com os educadores e com a própria aprendizagem. Como o próprio nome diz, trata-se da mediação após a instauração do conflito ou dos desentendimentos.
É importante apontar que as diferentes situações e conflitos vividos pelos estudantes são acolhidas individualmente, com suas especificidades, respeitando a singularidade dos estudantes e dos fatos.
Assim, trabalhamos com instrumentos específicos que nos auxiliam no processo de mediação dos conflitos e de mudança de atitudes, tais como:
- Retorno para as famílias (comunicamos no mesmo dia, via telefone, o ocorrido e as medidas tomadas);
- Advertências (verbal e formal);
- Metas individuais estabelecidas e acompanhadas frequentemente;
- Quadro de rotinas para organização dos estudos;
- Mapeamento de sala: instrumento de acompanhamento da postura de estudante por aluno (frequência, atrasos, saídas antecipadas, ausência de tarefas de casa, esquecimento de material, conflito interpessoal etc.);
- Registro escrito em ficha dos conflitos, como recurso para reflexão;
- Suspensão interna (situações em que há recorrência de questões disciplinares em sala de aula).
Qual a relação do trabalho da Orientação Educacional com as famílias?
Com objetivo de afinarmos a parceria das famílias com a escola, a Orientação Educacional atua de forma pontual tratando dos assuntos de forma ética, afim de preservar a singularidade das famílias. Neste contexto, as comunicações das medidas tomadas pela O.E., nas situações de conflito, são reportadas somente às famílias envolvidas, preservando, assim, a integridade de cada estudante envolvido.
A partir das situações vivenciadas diariamente na escola e das demandas trazidas pelas famílias com relação ao desenvolvimento de seus filhos e as características de cada faixa etária, a O.E. também realiza Rodas Reflexivas com as famílias, compartilhando dúvidas, estratégias, angústias e conhecimentos.