Visite nossa redes

Principais diferenciais que nos fazem ser a Interamérica

Esta é a Interamérica, uma escola movida pela coragem de implementar novas práticas e que promove uma educação rica em inovação e rigorosa na qualidade.

PROJETO PEDAGÓGICO QUE TRANSFORMA

Somos a Interamérica, uma escola inquieta e inovadora, em constante movimento, que combina rigor acadêmico com desejo de aprender.

Atuamos para que o nosso estudante aja reflexivamente sobre o objeto do conhecimento, em um mundo em constante transformação.

Pilares

Pilares que inspiram a nossa trajetória há 25 anos.

Formamos estudantes:

COMPETENTES

Agentes ativos, rigorosos e engajados com a sua aprendizagem, atuantes na resolução de problemas com soluções criativas embasadas no conhecimento.

CURIOSOS

Atentos e vigilantes a uma nova descoberta, com possibilidades de fruir e fluir sua imaginação.

CRIATIVOS

Conectados com a natureza, com o corpo, com a musicalidade, com o transcendente capazes de contemplar, apreciar, criar.

EMPÁTICOS E GLOBAIS

Cidadãos multifacetados, colaborativos, comunicadores e cuidadores de si, do mundo e do outro.

EIXOS QUE COMPÕEM O NOSSO CURRÍCULO

Os currículos regular e ampliado são compostos por quatro eixos essenciais:

Linguagem

Mundo, interculturalidade e sustentabilidade

Socioemocional

Pensamento matemático

Leitura e produção de texto, formação do leitor, arte e literatura, oralidade e leitura, comunicação efetiva e afetiva, desenvolvimento da criticidade.

Problemas do mundo real, experiências relativas a grandezas e medidas, jogos e pensamento lógico-matemático geração e coleta de dados com vista à probabilidade e estatística, geometria, números e operações.

eixos-clique-200

Prevenção, autoconhecimento, diálogo e resolução de conflitos, assembleias, acolhida e empatia.

Cidadania, sustentabilidade e espaço geográfico, empreendedorismo , diversidade, educação multilíngue (inglês e espanhol).

eixos-clique-200

Estes quatro eixos e suas temáticas específicas colocam em prática nossos pilares e os componentes curriculares de forma inter e/ou transdisciplinar, com o objetivo maior de construir um Mundo Melhor.

CURRÍCULO AMPLO E INTEGRADO

Oferecido em duas modalidades:

Engloba componentes curriculares do núcleo comum com atividades de enriquecimento curricular, tais como:

Inglês, Música, gamificação educacional, cultura maker, tecnologia, esportes, Arte, incentivo à pesquisa, Xadrez e Teatro (2º ao 9º Ano), Rádio (6º ao 9º Ano), Experimentos físico-químicos (6º ao 9º Ano) e Empreendedorismo (8º e 9º Anos).

Organização curricular em Teias Interdisciplinares, de forma ativa e personalizada.

* Este currículo pode ser expandido ainda mais com Atividades de Múltiplas Linguagens, escolhidas pela família e pelo estudante (6º ao 9º Ano).

Educar é aproximar! Entendemos a escola como comunidade de conhecimento, como ambiente de aprendizagem para todos – estudantes, famílias, educadores – onde os saberes teóricos e práticos extrapolam seus próprios muros. Uma educação de qualidade se faz num processo de parceria entre escola e família em que os estudantes estão no centro, juntamente com a produção de conhecimento.

O estudante da Interamérica é agente ativo, rigoroso e engajado com a sua aprendizagem, atuante na resolução de problemas com soluções criativas embasadas no conhecimento. Desenvolve a competência de administrar e solucionar problemas complexos por meio de assembleias, projetos interdisciplinares e rodas reflexivas.

• ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos)
• Gamificação educacional
• Aprendizagem colaborativa e em grupos
• Sala de aula invertida
• Cultura Maker
• Mind Makers

Todos os anos, nossos estudantes são premiados nas principais olimpíadas científicas brasileiras: Matemática, Astronomia e Astronáutica, Canguru de Matemática, Robótica, Física e Ciências. E os ex-alunos nos trazem constantemente provas de que o Projeto Pedagógico da Interamérica tem alcançado índices de grande sucesso (em relação à entrada no Ensino Médio, nas melhores universidades ou na atuação nas diversas áreas profissionais, com responsabilidade social e relevância acadêmica).

O processo de avaliação é organizado com o intuito de contribuir com o estudante a tomar posse de seu processo de aprendizagem.
Alguns dos nossos instrumentos avaliativos: rubricas, provas semanais, simulados, pesquisas, trabalhos interdisciplinares, debates, participação em fóruns, dentre outros.

Nossa equipe pedagógica é formada por coordenadores, orientadores educacionais por série (6º ao 9º Ano), psicólogos, monitores, auxiliares e professores graduados e pós-graduados (mestrado e doutorado) em diversas áreas do conhecimento.
Em processo de formação contínua, a equipe da Interamérica direciona suas ações com foco na valorização do conhecimento e da aprendizagem, visando a excelência acadêmica.