Comunicação

Matemática: em contexto de aprendizagem

Publicado em : 03/11/2017

 

“Matemática: em contexto de aprendizagem”

 

Rodrigo Muniz*

 

Falar da aprendizagem e do ensino da Matemática é sempre tema para uma boa reflexão. Desde 1950 a Unesco organiza congressos sobre o assunto, a fim de qualificar a didática desta disciplina em sala de aula, e mais recentemente a preocupação se ampliou para os conceitos educacionais voltados para o século XXI.

Como pensamos a Matemática em nossa escola?

Divertida e envolvente, explorando contextos, visando o desenvolvimento do raciocínio lógico através de jogos e vivências como no Matematicando...

Estimulante e com muita responsabilidade como no Matletas...

Tudo isso e muito, muito mais, buscando sempre qualificação de todos os envolvidos no processo. Isso inclui formação constante da equipe pedagógica, reflexão curricular e atualização de pesquisas na área, trabalho com assessorias externas - tudo isso expandindo as possibilidades do trabalho desenvolvido em sala de aula.

Temos a certeza de que, ao desenvolvermos um trabalho planejado e amparado por documentos que norteiam o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, os resultados são os melhores possíveis.

Escolhemos, então, três avaliações externas enquanto instrumentos verificadores de desenvolvimento para analisarmos os resultados dos(as) nossos(as) estudantes.

OBM, OMEG e Canguru da Matemática.

"A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), aplicada de 1979 até 2016 com estudantes a partir do 6º Ano, Ensino Médio e Ensino Superior das instituições privadas em todo Brasil. Em 2017 está um pouco diferente, ampliando seu escopo, contando com estudantes de todas as instituições públicas e privadas de todo Brasil.

A OBM conta com a participação de mais de 600 mil estudantes em todo Brasil. Em 2015, após três etapas de provas, a organização premiou os 167 melhores estudantes do 6º ao 9º Ano. Quatro desses estudantes são do estado de Goiás, sendo que dois são estudantes da nossa escola. Já em 2016 a organização premiou 170 estudantes do 6º ao 9º Ano. Dois deles são do estado de Goiás, sendo que um é estudante da nossa escola. Em 2017, estamos aguardando o resultado com muita expectativa, pois temos 8 estudantes que fizeram a etapa final da prova com possibilidade de medalhas." (Fonte: http://www.obm.org.br/opencms/quem_somos/regulamento/)

 

 

Premiados OBM 2015 6º Ano a Ensino Médio 

Premiados OBM 2016 6º e 7º Anos 

Premiados OBM 2016 8º e 9º Anos 

 

 

 

 

 

"A Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (OMEG) é realizada pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG) com apoio da OBM desde 1992. Todas as instituições públicas e privadas interessadas podem inscrever no máximo 10 estudantes por nível. Nossa escola participa dos níveis 1 e 2 (6º e 7º Anos) e (8º e 9º Anos). Com a participação nos anos 2014, 2015 e 2016, os resultados dos nossos estudantes nesta Olimpíada são um sucesso e destaque no Estado. Com medalhistas nas três edições, a Escola Interamérica tem recebido o prêmio de Escola Destaque em Goiás e a equipe de Matemática tem sido também premiada – em ambos os casos, prêmios oferecidos pela UFG." (Fonte: https://omeg.mat.ufg.br/n/2825-olimpiada-de-matematica-de-goias)

 

 

Premiados OMEG 2014 6º e 7º Anos 

Premiados OMEG 2014 8º e 9º Anos 

Premiados OMEG 2015 6º e 7º Anos 

Premiados OMEG 2015 8º e 9º Anos 

Premiados OMEG 2016 6º e 7º Anos 

Premiados OMEG 2016 8º e 9º Anos 

A cada ano, na terceira quinta-feira do mês de março, um gigantesco número de estudantes (neste ano, mais de seis milhões) em todo o mundo faz parte de um importante evento internacional de Matemática, uma competição chamada Canguru da Matemática. A cada ano, representantes de mais de 56 países se reúnem para elaborar a prova (Neste ano, reuniram-se em Lviv, Ucrânia). A mesma prova é feita por todos os(as) estudantes de todas as escolas interessadas, de todos os países participantes. Em três edições que nossa escola já participou, nossos estudantes colecionam 103 medalhas. (ouro, prata e bronze).

38 Medalhistas na Canguru de Matemática 2016

36 Medalhistas na Canguru de Matemática 2017 4º e 5º Anos

29 Medalhistas na Canguru de Matemática 2017 6º a 9º Ano

Estes resultados validam nosso trabalho e nos fazem acreditar que estamos no caminho certo, com plena consciência de que temos muito a fazer. Não é simplesmente fazer, mas fazer com responsabilidade. É nisso que acreditamos, contando com o apoio de todas as famílias, que têm nos apoiado em todas estas ações tão positivas, que proporcionam a nossos(as) estudantes a oportunidade ímpar de experimentar outras modalidades de verificação de desempenho tão importantes para seu desenvolvimento mais amplo.


*Rodrigo Muniz é professor de Matemática das turmas de 6º Ano e dos Matletas na Escola Interamérica - Unidade II 


 


A adolescência está mais complexa

A adolescência está mais complexa

 19/05/2018

Há até pouco tempo, sabíamos com clareza conceituar a adolescência: um período de transformações pessoais, sociais, emocionais, psicológicas e, principalmente, de concepção a respeito de si mesmo e da vida, que resultava em mudanças de comportamento. A puberdade –as alterações físicas dessa etapa– antecedia a adolescência e a precipitava.

E agora? Primeiramente, essa etapa da vida foi prolongada: não termina mais perto dos 20 anos, com a entrada na maturidade adulta. Hoje, podemos considerar a adolescência até mais ou menos os 25 anos, e olhe lá! Seu início também foi antecipado: não depende mais da puberdade, pois pode se iniciar bem antes.


Educação para a Paz

Educação para a Paz

 18/05/2018

Respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade


Mãe

Mãe

 11/05/2018

Dizem: quando nasce um bebê, nasce uma mãe também. E um polvo. Um restaurante delivery. Uma máquina de chocolate prontinho.


Ausência da Arte

Ausência da Arte

 11/05/2018

Anos atrás, lecionando literatura no Ensino Médio, afirmei em sala de aula que a arte é a representação da realidade a partir da ótica do artista. Hoje, muitos anos depois, continuo entendendo a arte desta maneira, como uma ferramenta que transporta sentimentos e traduz sob múltiplas formas a experiência humana na Terra. Assim como o estudo da Filosofia, da História e dos diferentes sistemas linguísticos, contribui de maneira real para o entendimento, mesmo que pequeno, do homem no mundo.


Autoestima: como construir o valor pessoal de um filho

Autoestima: como construir o valor pessoal de um filho

 27/04/2018

Embora os pais estejam cada vez mais conscientes do valor de uma boa autoestima para uma vida adulta bem-sucedida e feliz, e de estarem cada vez mais informados quanto à importância do seu próprio papel no processo de desenvolvimento dos seus filhos, os adolescentes de hoje em dia parecem cada vez mais frágeis e inseguros.


A angústia do adolescente: Um problema nosso ou de todos nós?

A angústia do adolescente: Um problema nosso ou de todos nós?

 27/04/2018

Nas últimas semanas, fomos surpreendidos pelas tristes notícias referentes a casos de suicídio entre adolescentes em São Paulo. Por compartilharmos de uma mesma dor e mediante a toda repercussão nas mídias sociais, uma questão sempre emerge nos fazendo pensar: “O que tanto angustia os adolescentes hoje?” Não é uma resposta simples diante da velocidade das mudanças que vivemos em nossa sociedade, porém, isso não nos exime de fazer esse questionamento e refletir sobre possíveis respostas. Essa preocupação perpassa a todos aqueles que de uma forma ou de outra se relacionam e participam da formação desses jovens: família, amigos, escola, etc.


“Gentileza gera gentileza”

“Gentileza gera gentileza”

 20/04/2018

O medo do desamor e de errarmos, como pais, têm nos deixados paralisados, inseguros e sem saber o que fazer.


O que gritos e castigos dos pais e professores podem fazer com o cérebro das crianças

O que gritos e castigos dos pais e professores podem fazer com o cérebro das crianças

 20/04/2018

Isabela Minatel explica como os cérebros das crianças reagem à gritos, brigas e castigos e como praticar uma educação que libere os neurotransmissores da felicidade.


Contrato para uso do celular

Contrato para uso do celular

 14/04/2018

Há muito venho falando sobre a importância da educação digital para adolescentes e crianças. Que inclusão digital não se restringe à entrega dos equipamentos informáticos. Uma verdadeira inclusão digital passa necessariamente pela educação do incluído, mostrando as vantagens e também os riscos da tecnologia, para que não seja surpreendido, e principalmente, ensinando como tudo isso funciona. Especialmente para esses jovens que já nasceram com a internet e que não conseguem imaginar tudo que está por trás desse "admirável mundo novo".

Em casa eu não poderia ser diferente. Com o apoio de Luciana Maciel buscamos orientar nossas filhas, desde sobre os problemas da dependência tecnológica como também sobre as armadilhas que a internet esconde.

De aniversário de 10 anos (sei que ainda é nova, mas uma das últimas a ter o celular na escola), a Caetana ganhou seu primeiro celular. Não usa o tempo inteiro ainda. Há muitos limites. Regras que foram traçadas num "contrato", o qual ela teve que aderir.

Inspirado, porém completamente reformulado, na versão de Janell Burley Hofman, sintam-se livres para compartilhar esse contrato ou utilizar com seus filhos.


Os desacomodadores

Os desacomodadores

 06/04/2018

As crianças e sua capacidade de nos fazer reparar no cotidiano cinza com muito mais cor, delicadeza e poesia