Comunicação

Matemática: em contexto de aprendizagem

Publicado em : 03/11/2017

 

“Matemática: em contexto de aprendizagem”

 

Rodrigo Muniz*

 

Falar da aprendizagem e do ensino da Matemática é sempre tema para uma boa reflexão. Desde 1950 a Unesco organiza congressos sobre o assunto, a fim de qualificar a didática desta disciplina em sala de aula, e mais recentemente a preocupação se ampliou para os conceitos educacionais voltados para o século XXI.

Como pensamos a Matemática em nossa escola?

Divertida e envolvente, explorando contextos, visando o desenvolvimento do raciocínio lógico através de jogos e vivências como no Matematicando...

Estimulante e com muita responsabilidade como no Matletas...

Tudo isso e muito, muito mais, buscando sempre qualificação de todos os envolvidos no processo. Isso inclui formação constante da equipe pedagógica, reflexão curricular e atualização de pesquisas na área, trabalho com assessorias externas - tudo isso expandindo as possibilidades do trabalho desenvolvido em sala de aula.

Temos a certeza de que, ao desenvolvermos um trabalho planejado e amparado por documentos que norteiam o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, os resultados são os melhores possíveis.

Escolhemos, então, três avaliações externas enquanto instrumentos verificadores de desenvolvimento para analisarmos os resultados dos(as) nossos(as) estudantes.

OBM, OMEG e Canguru da Matemática.

"A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), aplicada de 1979 até 2016 com estudantes a partir do 6º Ano, Ensino Médio e Ensino Superior das instituições privadas em todo Brasil. Em 2017 está um pouco diferente, ampliando seu escopo, contando com estudantes de todas as instituições públicas e privadas de todo Brasil.

A OBM conta com a participação de mais de 600 mil estudantes em todo Brasil. Em 2015, após três etapas de provas, a organização premiou os 167 melhores estudantes do 6º ao 9º Ano. Quatro desses estudantes são do estado de Goiás, sendo que dois são estudantes da nossa escola. Já em 2016 a organização premiou 170 estudantes do 6º ao 9º Ano. Dois deles são do estado de Goiás, sendo que um é estudante da nossa escola. Em 2017, estamos aguardando o resultado com muita expectativa, pois temos 8 estudantes que fizeram a etapa final da prova com possibilidade de medalhas." (Fonte: http://www.obm.org.br/opencms/quem_somos/regulamento/)

 

 

Premiados OBM 2015 6º Ano a Ensino Médio 

Premiados OBM 2016 6º e 7º Anos 

Premiados OBM 2016 8º e 9º Anos 

 

 

 

 

 

"A Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (OMEG) é realizada pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG) com apoio da OBM desde 1992. Todas as instituições públicas e privadas interessadas podem inscrever no máximo 10 estudantes por nível. Nossa escola participa dos níveis 1 e 2 (6º e 7º Anos) e (8º e 9º Anos). Com a participação nos anos 2014, 2015 e 2016, os resultados dos nossos estudantes nesta Olimpíada são um sucesso e destaque no Estado. Com medalhistas nas três edições, a Escola Interamérica tem recebido o prêmio de Escola Destaque em Goiás e a equipe de Matemática tem sido também premiada – em ambos os casos, prêmios oferecidos pela UFG." (Fonte: https://omeg.mat.ufg.br/n/2825-olimpiada-de-matematica-de-goias)

 

 

Premiados OMEG 2014 6º e 7º Anos 

Premiados OMEG 2014 8º e 9º Anos 

Premiados OMEG 2015 6º e 7º Anos 

Premiados OMEG 2015 8º e 9º Anos 

Premiados OMEG 2016 6º e 7º Anos 

Premiados OMEG 2016 8º e 9º Anos 

A cada ano, na terceira quinta-feira do mês de março, um gigantesco número de estudantes (neste ano, mais de seis milhões) em todo o mundo faz parte de um importante evento internacional de Matemática, uma competição chamada Canguru da Matemática. A cada ano, representantes de mais de 56 países se reúnem para elaborar a prova (Neste ano, reuniram-se em Lviv, Ucrânia). A mesma prova é feita por todos os(as) estudantes de todas as escolas interessadas, de todos os países participantes. Em três edições que nossa escola já participou, nossos estudantes colecionam 103 medalhas. (ouro, prata e bronze).

38 Medalhistas na Canguru de Matemática 2016

36 Medalhistas na Canguru de Matemática 2017 4º e 5º Anos

29 Medalhistas na Canguru de Matemática 2017 6º a 9º Ano

Estes resultados validam nosso trabalho e nos fazem acreditar que estamos no caminho certo, com plena consciência de que temos muito a fazer. Não é simplesmente fazer, mas fazer com responsabilidade. É nisso que acreditamos, contando com o apoio de todas as famílias, que têm nos apoiado em todas estas ações tão positivas, que proporcionam a nossos(as) estudantes a oportunidade ímpar de experimentar outras modalidades de verificação de desempenho tão importantes para seu desenvolvimento mais amplo.


*Rodrigo Muniz é professor de Matemática das turmas de 6º Ano e dos Matletas na Escola Interamérica - Unidade II 


 


Ser estudante: a construção de um hábito

Ser estudante: a construção de um hábito

 16/02/2018

Um exemplo claro da dificuldade de mudarmos um hábito e construirmos uma nova rotina são as atitudes que tomamos para “sabotarmos” este momento: o corpo parece mais pesado do que nunca, os imprevistos acontecem a todo instante, a preguiça, o cansaço, a falta de tempo...


Parceria família-escola

Parceria família-escola

 09/02/2018

O principal desafio é passar da lei do desejo para a lei do consenso ("nem sempre posso fazer o que quero na hora em que eu tenho vontade ou do jeito que eu quiser").


Ausência de limites na criança ou transtorno de conduta

Ausência de limites na criança ou transtorno de conduta

 09/02/2018

A discussão acerca dos limites da criança está cada vez mais em evidência, pois surgem as novas estruturas familiares e, com elas, os novos padrões estabelecidos na Educação. Pais sem tempo para os filhos muitas vezes pensam em compensar sua ausência com recompensas, até para suavizar sua “culpa”. A dificuldade de dizer não é muito significativa nas famílias contemporâneas, assim a permissividade torna-se cada vez mais frequente, comprometendo a educação das crianças e promovendo um comportamento pouco aceitável na convivência social. Certamente, esse comportamento poderá comprometer o desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, uma vez que a escola impõe limites mais adequados para a socialização do grupo. Conhecer regras e normas sociais é fundamental na construção da identidade e autonomia da criança, e a ausência desse paradigma poderá levar a uma difícil relação de convívio social.


Como fazer do seu filho um bom estudante

Como fazer do seu filho um bom estudante

 02/02/2018

Todo início de ano muitas dúvidas povoam a cabeça das famílias geralmente causando desconforto e angústia. Entre tantas, uma delas é como ajudar o(a) filho(a) a ter uma postura de estudante desejável e ser bem-sucedido em sua profissão,


A importância da participação da família no processo escolar

A importância da participação da família no processo escolar

 02/02/2018

Apenas 12% das famílias brasileiras demonstram estar totalmente comprometidas com a educação de seus filhos, revela pesquisa feita pelo Ibope e pelo Instituto Paulo Montenegro. Encomendada pela ONG Todos Pela Educação e outras cinco organizações não governamentais, a pesquisa considerou mais de 2.000 entrevistas com pais, mães e outros responsáveis por estudantes de 4 a 17 anos.


Do que estamos enchendo nossas mochilas?

Do que estamos enchendo nossas mochilas?

 26/01/2018

Estamos voltando a todo vapor para mais um ano letivo! Nosso retorno às aulas é sempre carregado de empolgação: novas turmas, novos amigos, novos professores, nova rotina e…


A importância de ficar à toa

A importância de ficar à toa

 01/12/2017

O neurocientista Andrew Smart mostra, por meio de pesquisas com o cérebro, que, além de ajudar na criatividade, o ócio faz bem para a saúde e é fundamental para o autoconhecimento


Dez dicas para lidar com mudanças de comportamento dos adolescentes

Dez dicas para lidar com mudanças de comportamento dos adolescentes

 24/11/2017

Leo Fraiman explica que a puberdade traz muitas novidades: Os pais devem se informar para ajudar os filhos com fatos e não com opiniões


Às vezes é necessário “apertar o reset”!

Às vezes é necessário “apertar o reset”!

 17/11/2017

Recentemente estava numa palestra sobre Desenvolvimento de Competências Emocionais e a palestrante abordou sobre como os pais estão precisando de ajuda e cuidado. Mas sem culpas ou julgamentos, apenas olhar atento e zelo. Em um dado momento afirmou que é necessário que os pais entrem em conexão com o seu filho real. E é aqui que vou me deter.


A escola na atualidade: o que queremos?

A escola na atualidade: o que queremos?

 10/11/2017

Pensar a sociedade atual não é tarefa fácil e simples. Ao contrário: a vida na atualidade é tão complexa, tão confusa, que, muitas vezes, nos sentimos “perdidos” em nossos propósitos, princípios e valores.