Comunicação

Empreendedorismo Cognitivo

Publicado em : 03/08/2018

 

Empreendedorismo Cognitivo

 

 

por André Mols* 

 

O conceito de empreendedorismo, ao contrário do que parece, está inserido no DNA do ser humano. O motivo é muito simples – desde tempos anteriores ao tempo, sempre foi necessário inovar para atender as necessidades básicas de subsistência e sobrevivência e para tentar entender os mistérios do universo. Neste aspecto, nada mudou na história da humanidade, portanto. Descobrir como preservar ou produzir fogo, entender como são gerados os bebês, acreditar que sempre nascerá um novo dia, reconhecer o papel do cérebro no processo de cognição, viajar pelo espaço sideral, foram e são motivos para buscar o novo, aquilo que não é conhecido. No enfrentamento destes desafios, a humanidade buscou inovar, buscou empreender. Ferramentas seriam, são e serão criadas todos os dias para nos aproximar de nossos objetivos. Processos são revisados, adaptados, alterados, abandonados e retomados visando o desenvolvimento.

O ser humano, portanto, é um empreendedor nato, quer ele tenha consciência disso ou não. Para além desta afirmação, é inequívoca a conclusão de que, para ser empreendedor, é necessário pensar fora da caixinha, vislumbrar o que não é visto, usar ferramentas não convencionais. Portanto, para ser empreendedor de fato, o ser humano precisa de todo o conhecimento que puder acessar. A fragmentação deste em ramos ou áreas, no entanto, impõe um enorme risco de desaparecimento de sua essência, e tira de nós a possibilidade de olharmos com lentes diferentes os desafios que enfrentamos. Afinal de contas, a aventura da vida humana não pode ser restringida a verdades absolutas, sob pena de estacionarmos ao lado da estrada do desenvolvimento. Porém, somente ter acesso ao conhecimento não resolve a questão. O que importa realmente é saber o que fazer com ele.

No ambiente escolar, o desafio de promover o empreendedorismo ultrapassa a fronteira de um componente curricular, de uma série ou de um momento isolado no ano letivo. Na Escola Interamérica buscamos oportunizar situações que requerem dos(as) estudantes este tipo de posicionamento, de reflexão, de questionamento, de ação e análise de resultados, de regulação e autorregulação. Ampliando as ações pedagógicas que culminam no componente curricular “Empreendedorismo”, estudado ao longo 9º Ano, este estímulo é posto de maneira intrínseca em nossa escola e tem recebido grande destaque na programação curricular da Escola Ampliada -Jardim 2 ao 4º Ano (2019) e Jardim 2 ao 6º Ano (2020). Nela, os(as) estudantes têm a oportunidade, desde o início do processo de escolarização, de serem protagonistas de sua construção de conhecimento, aplicando constantemente, de maneira prática, suas descobertas em face do mundo, de fato, empreendendo cognitivamente.

Resolver problemas do mundo real, repensar estratégias, colaborar, comunicar ideias, tudo isso de maneira transdisciplinar, é uma das principais linhas mestras deste projeto maior. Naturalmente, os resultados empíricos não são deixados de lado. No entanto, estes são amealhados de maneira natural, com grande sucesso, desprovidos de tensão ou angústia. Afinal, conhecer e aprender são ações prazerosas e salutares. Recentemente li um livro[1] que fala muito do prazer em aprender, do poder das analogias e do trabalho transdisciplinar, comprovando que a música pode eficazmente, contribuir para o entendimento da estrutura do universo na perspectiva cosmológica. Este é um ótimo exemplo que ilustra a urgência da ampliação do olhar pedagógico para além do óbvio.

Seria mesmo profundamente contraditório pensar o mundo sem cores, ou pior, monocromaticamente. Da mesma maneira, é impensável um mundo desprovido de música, que nos acompanha também desde o início de nossa caminhada pelo planeta. Entender o conhecimento e seu processo de desenvolvimento desta maneira também é restringir o poder empreendedor do ser humano.

Assim, nosso papel na Escola Interamérica é ser para os(as) estudantes espaço seguro de desenvolvimento – Sentir prazer em estudar e aprender – e empreender, a partir disso, é o cerne de nosso DNA.

Junte-se a nós!

 

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[1]ALEXANDER, S. The jazz of physics. Basic Books: New York, 2016.

 

 

*André Mols é é Coordenador Pedagógico Geral, Coordenador das Áreas de Línguas e Arte na Escola Interamérica - Unidade II e Assessor Pedagógico da Escola Ampliada na Escola Interamérica - Unidade I.


Que orientações e dicas de estudos são feitas aos nossos estudantes?

Que orientações e dicas de estudos são feitas aos nossos estudantes?

 17/08/2018

Nossa mente busca formas de escapar das tarefas que julgamos mais chatas ou mais cansativas e, com o tempo, se torna uma máquina de desculpas e, o pior, nós aceitamos essas desculpas! Precisamos ter força de vontade e determinação para conquistarmos os objetivos. A Escola Interamérica cotidianamente reflete com os estudantes sobre a importância de aproveitar a sala de aula como espaço de aprendizagem e entender a rotina de estudo em casa como necessária para a consolidação do conhecimento.

Seguem algumas dicas para ajudar no melhor aproveitamento do estudante, em casa e na escola, em relação às tarefas de casa e de estudante (essas dicas também são trabalhadas com os estudantes aqui na Escola Interamérica)


Ser estudante: uma postura para a vida

Ser estudante: uma postura para a vida

 10/08/2018

Em Educação, fala-se muito de um futuro em que a habilidade de aprender será mais importante que todo o conteúdo que temos acumulado em nossas mentes; um futuro em que o mundo estará sempre em constante mudança e que as informações estarão mais acessíveis; um futuro em que novas profissões e desafios no mercado de trabalho surgirão a todo momento e onde a flexibilidade e capacidade de inovação serão cruciais para se ter sucesso em qualquer área da vida.

Engraçado... Esse futuro me parece muito com o presente, você não acha?


Formação continuada na Escola Interamérica – aprender contínuo para atuar com competência                            

Formação continuada na Escola Interamérica – aprender contínuo para atuar com competência                            

 29/06/2018

À escola cabe hoje mais do que trabalhar com informações e conceitos, propor atitudes, formação de valores e práticas inovadoras, por isto faz-se necessário repensar o papel do docente e a sua atuação. As demandas sociais das novas gerações exigem práticas e desafios inúmeros.

O professor, ciente de que sua prática é cada vez mais complexa devido às mudanças de paradigmas impostas pela sociedade, se vê em meio a tantas perguntas:


Estudante como protagonista e os benefícios para a aprendizagem

Estudante como protagonista e os benefícios para a aprendizagem

 21/06/2018

A tradicional ideia de que o conhecimento em sala de aula está centrado no professor ou no estudante tem dado espaço para uma outra forma de pensar a educação.

Agora vemos o estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem, em uma relação de troca com o professor, em uma via de mão dupla em que ambos aprendem e se desenvolvem.


"O papel da escola no desenvolvimento socioemocional do indivíduo" e "A grande engrenagem"

 15/06/2018

Essa semana, a Escola Interamérica compartilha dois interessantes textos, escritos por duas de nossas Orientadoras Educacionais, sobre a escola e o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes.


Cortella: ‘A escola passou a ser vista como um espaço de salvação’

Cortella: ‘A escola passou a ser vista como um espaço de salvação’

 08/06/2018

O filósofo, educador e professor Mario Sergio Cortella alerta que as famílias estão confundindo escolarização com educação; para ele, pais devem retomar seu papel


A importância da parceria família e escola

A importância da parceria família e escola

 25/05/2018

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Ressalta-se que, mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que se atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.


A adolescência está mais complexa

A adolescência está mais complexa

 19/05/2018

Há até pouco tempo, sabíamos com clareza conceituar a adolescência: um período de transformações pessoais, sociais, emocionais, psicológicas e, principalmente, de concepção a respeito de si mesmo e da vida, que resultava em mudanças de comportamento. A puberdade –as alterações físicas dessa etapa– antecedia a adolescência e a precipitava.

E agora? Primeiramente, essa etapa da vida foi prolongada: não termina mais perto dos 20 anos, com a entrada na maturidade adulta. Hoje, podemos considerar a adolescência até mais ou menos os 25 anos, e olhe lá! Seu início também foi antecipado: não depende mais da puberdade, pois pode se iniciar bem antes.


Educação para a Paz

Educação para a Paz

 18/05/2018

Respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade


Mãe

Mãe

 11/05/2018

Dizem: quando nasce um bebê, nasce uma mãe também. E um polvo. Um restaurante delivery. Uma máquina de chocolate prontinho.