Comunicação

Contrato para uso do celular

Publicado em : 14/04/2018

Contrato para uso do celular*

 

por Rafael Fernandes Maciel** 

 

Há muito venho falando sobre a importância da educação digital para adolescentes e crianças. Que inclusão digital não se restringe à entrega dos equipamentos informáticos. Uma verdadeira inclusão digital passa necessariamente pela educação do incluído, mostrando as vantagens e também os riscos da tecnologia, para que não seja surpreendido, e principalmente, ensinando como tudo isso funciona. Especialmente para esses jovens que já nasceram com a internet e que não conseguem imaginar tudo que está por trás desse "admirável mundo novo".

Em casa eu não poderia ser diferente. Com o apoio de Luciana Maciel buscamos orientar nossas filhas, desde sobre os problemas da dependência tecnológica como também sobre as armadilhas que a internet esconde.

De aniversário de 10 anos (sei que ainda é nova, mas uma das últimas a ter o celular na escola), a Caetana ganhou seu primeiro celular. Não usa o tempo inteiro ainda. Há muitos limites. Regras que foram traçadas num "contrato", o qual ela teve que aderir.

Inspirado, porém completamente reformulado, na versão de Janell Burley Hofman, sintam-se livres para compartilhar esse contrato ou utilizar com seus filhos.

 

Minha querida filha,

Sei que já faz tempo que deseja ter um celular, que seus amigos já têm há muito tempo e que nós seguramos o máximo, para adiar esse momento. Não porque não gostamos de você ou porque não desejamos que esteja conectada com seus amigos. Afinal, você já nasceu na era da informação, do digital, do compartilhamento e da inovação. É preciso lidar com essa tecnologia.

O papai, que além de pai é advogado da área, sabe que o celular é uma belíssima ferramenta para comunicação, poder expressar-se livremente, fazer denúncias, exercer sua cidadania, sem falar nas possibilidades de aprendizado que ele gera (Isso mesmo. Há vários apps na loja que permitem estudar, ler, aprender e não apenas se divertir). Obviamente divertir também é importante.

O problema, meu amor, é que as pessoas uma vez conectadas perdem a noção de que o que acontece no mundo digital traz consequências no mundo físico. São comentários ofensivos a colegas, fotos em situações embaraçosas e que não gostaria de compartilhar, além claro dos riscos de pessoas mal-intencionadas que tentam se passar por outras e a partir daí pegam seu endereço, locais que frequenta, para depois lhe fazer algum mal.

Também temos medo que você, ao ficar conectada com o mundo digital, se desconecte do que realmente importa.

Por isso, ter um celular, ou melhor um smartphone, é uma GRANDE RESPONSABILIDADE. Nós CONFIAMOS EM VOCÊ e sabemos que terá cuidados, bem como não deixará que o mesmo atrapalhe seu rendimento na escola. Lembre-se: o futuro é cada vez mais daqueles que estudam, quando outros ficam apenas batendo papo.


Como pais, o uso do celular terá algumas regras, as quais você se obriga a seguir, caso não queira ficar sem usá-lo. São as seguintes:

REGRAS PARA USO DO CELULAR

1. Celular não é um presente qualquer, então poderemos pegá-lo de volta a qualquer momento se entendermos que ele não está sendo benéfico a você.

2. Se ele tocar, atenda. Seja educada com quem ligar. E seja educada com quem está a sua volta. Não fale alto, não atrapalhe outras pessoas, se possível peça licença e vá a algum lugar reservado para falar. NUNCA IGNORE UMA CHAMADA se for do pai ou da mãe.


3. Quando for cadastrar nossos celulares não coloque Pai e Mãe, coloque nossos nomes. Nunca crie contatos com o tipo de relação que tem com a pessoa e sim com o nome!


4. Todos os estragos que o celular tiver você é responsável. Então, cuidado. Se estragar, o custo do reparo será descontado do presente de aniversário, da mesada, enfim, sairá do seu “bolso”;


5. NUNCA UTILIZE o celular para causar mal a ninguém;


6. Por enquanto você ainda não terá facebook e instagram, mas mesmo no whatsapp ou similar PENSE ANTES DE ESCREVER/POSTAR:


a. É verdade? Checou a fonte? Tem dúvida, não poste.


b. Ajudará alguém?


c. Trará inspiração?


d É necessário?


e. Nunca diga nada que não teria coragem de falar pessoalmente.

7. CUIDE DAS FOTOS. ALIÁS, evite fotos demais. Curta o momento.


8. Não tire fotos em situações que não quer divulgar. Mesmo que não envie a ninguém alguém pode conseguir acessar, sabia? Não confie que uma pessoa não irá divulgá-la. Por mais amigo que seja, o celular sempre pode ser roubado, né?


9. Em lugares públicos, deixe sempre em modo silencioso, como num restaurante, por exemplo;


10. NÃO ANDE OLHANDO PARA O CELULAR;


11. NÃO ESQUEÇA DOS LIVROS!


12. O uso do seu celular será controlado, primeiro somente em casa, nas situações que deixarmos, e conforme você souber se comportar podemos melhorar as regras. Mas saiba que ele sempre ficará conosco à noite e que você só terá acesso a ele se as obrigações tiverem sido cumpridas. Na ESCOLA, NEM PENSAR! TAMBÉM TERÁ LIMITE DE USO E CONTROLE DE DADOS.


13. Queremos que tenha especial respeito com sua irmã e com o fato de que ela ainda não tem idade para ter seu próprio aparelho.


14. Quando você começar a interagir com outras pessoas pelo celular, talvez aconteçam coisas que te chateiem. Algum amigo pode postar um vídeo que você não gostar, falar algo que você não ache certo, etc. SEMPRE venha conversar conosco sobre isso. Você NUNCA será penalizada por uma coisa que foge de sua responsabilidade. Não iremos te tirar o celular se um amigo manda coisas chatas. Mas juntos podemos pensar numa solução. Não sofra sozinha, nem apague achando que não ficaremos sabendo, para evitar nos chatear. FALE SEMPRE CONOSCO.


15. As regras da vida real também valem para o celular. NÃO FALE COM ESTRANHOS. NEM COM QUEM VOCÊ NÃO TEM CERTEZA DE QUE É SEU AMIGO(A) DA ESCOLA. Existem “fakes” que são pessoas que se passam por outras.


16. Finalmente, a SENHA da loja de aplicativos, redes sociais e para desbloquear o aparelho deve sempre ser informada a seus pais. E somente a seus pais! Nem à sua melhor amiga! Isso não é prova de amizade.


17. Temos o direito de monitorar tudo que você faz. Então poderemos acessar o conteúdo de conversas, aplicativos baixados, aonde navegou, para quem ligou, enfim. TUDO! Fique desde já ciente!
Espero que não descumpra. Se acontecer, iremos conversar e aprender juntos. Mas lembre-se que a INTERNET não ESQUECE e uma vez postado algo, NÃO HÁ COMO VOLTAR ATRÁS. Podemos até minimizar, mas voltar no tempo, ainda não é possível!


CONFIE MAIS EM VOCÊ E NO SEU CORAÇÃO DO QUE NA TECNOLOGIA!


AMAMOS VOCÊ.


Pai e Mãe

 

*Rafel Fernandes Maciel é advogado e o Atual presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/GO e do Instituto Goiano de Direito Digital - IGDD.

**Texto indicado pelo palestrante e pai de estudante da Escola Interamérica Dr. Tabajara Póvoa que esteve na escola palestrando sobre bullying e cyberbullying para estudantes de 6º e 7º Anos. 

 


Formação continuada na Escola Interamérica – aprender contínuo para atuar com competência                            

Formação continuada na Escola Interamérica – aprender contínuo para atuar com competência                            

 29/06/2018

À escola cabe hoje mais do que trabalhar com informações e conceitos, propor atitudes, formação de valores e práticas inovadoras, por isto faz-se necessário repensar o papel do docente e a sua atuação. As demandas sociais das novas gerações exigem práticas e desafios inúmeros.

O professor, ciente de que sua prática é cada vez mais complexa devido às mudanças de paradigmas impostas pela sociedade, se vê em meio a tantas perguntas:


Estudante como protagonista e os benefícios para a aprendizagem

Estudante como protagonista e os benefícios para a aprendizagem

 21/06/2018

A tradicional ideia de que o conhecimento em sala de aula está centrado no professor ou no estudante tem dado espaço para uma outra forma de pensar a educação.

Agora vemos o estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem, em uma relação de troca com o professor, em uma via de mão dupla em que ambos aprendem e se desenvolvem.


"O papel da escola no desenvolvimento socioemocional do indivíduo" e "A grande engrenagem"

 15/06/2018

Essa semana, a Escola Interamérica compartilha dois interessantes textos, escritos por duas de nossas Orientadoras Educacionais, sobre a escola e o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes.


Cortella: ‘A escola passou a ser vista como um espaço de salvação’

Cortella: ‘A escola passou a ser vista como um espaço de salvação’

 08/06/2018

O filósofo, educador e professor Mario Sergio Cortella alerta que as famílias estão confundindo escolarização com educação; para ele, pais devem retomar seu papel


A importância da parceria família e escola

A importância da parceria família e escola

 25/05/2018

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Ressalta-se que, mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que se atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.


A adolescência está mais complexa

A adolescência está mais complexa

 19/05/2018

Há até pouco tempo, sabíamos com clareza conceituar a adolescência: um período de transformações pessoais, sociais, emocionais, psicológicas e, principalmente, de concepção a respeito de si mesmo e da vida, que resultava em mudanças de comportamento. A puberdade –as alterações físicas dessa etapa– antecedia a adolescência e a precipitava.

E agora? Primeiramente, essa etapa da vida foi prolongada: não termina mais perto dos 20 anos, com a entrada na maturidade adulta. Hoje, podemos considerar a adolescência até mais ou menos os 25 anos, e olhe lá! Seu início também foi antecipado: não depende mais da puberdade, pois pode se iniciar bem antes.


Educação para a Paz

Educação para a Paz

 18/05/2018

Respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade


Mãe

Mãe

 11/05/2018

Dizem: quando nasce um bebê, nasce uma mãe também. E um polvo. Um restaurante delivery. Uma máquina de chocolate prontinho.


Ausência da Arte

Ausência da Arte

 11/05/2018

Anos atrás, lecionando literatura no Ensino Médio, afirmei em sala de aula que a arte é a representação da realidade a partir da ótica do artista. Hoje, muitos anos depois, continuo entendendo a arte desta maneira, como uma ferramenta que transporta sentimentos e traduz sob múltiplas formas a experiência humana na Terra. Assim como o estudo da Filosofia, da História e dos diferentes sistemas linguísticos, contribui de maneira real para o entendimento, mesmo que pequeno, do homem no mundo.


Autoestima: como construir o valor pessoal de um filho

Autoestima: como construir o valor pessoal de um filho

 27/04/2018

Embora os pais estejam cada vez mais conscientes do valor de uma boa autoestima para uma vida adulta bem-sucedida e feliz, e de estarem cada vez mais informados quanto à importância do seu próprio papel no processo de desenvolvimento dos seus filhos, os adolescentes de hoje em dia parecem cada vez mais frágeis e inseguros.