Comunicação

A atração irresistível pelo computador

Publicado em : 02/03/2018

A atração irresistível pelo computador

Maria Tereza Maldonato

Nas palestras para pais, sempre há perguntas a respeito do uso do computador e do celular: "Meu filho não desgruda dos jogos, às vezes deixa de comer e até de tomar banho, quase não sai de casa, dorme tarde e dificilmente estuda"; "minha filha passa horas conversando no MSN e mal fala conosco"; "tem centenas de amigos no Orkut e eu acho que ele não sabe avaliar os riscos de expor informações pessoais para estranhos e de frequentar certas comunidades"; "lá em casa, limitamos o tempo no computador, mas na casa da avó, fica até meia-noite e nem adianta reclamar com a minha mãe, porque ela aprendeu a usar o e-mail e o Google com a minha filha".

Nos lares de classe média há um verdadeiro centro de entretenimento. Até mesmo para adultos, a atração pela diversão pode ser tão forte que as tarefas ficam para depois. Um alerta para o uso compulsivo do computador: pode prejudicar pessoas de todas as idades. Os profissionais de saúde que estudam o assunto apontam os sintomas mais comuns dessa compulsão:

  • Euforia quando está no computador, enquanto as demais atividades são consideradas desinteressantes;
  • Dificuldade de interromper o jogo ou a comunicação pelas redes sociais;
  • Desejo de dispor de maior número de horas para ficar no computador;
  • Reduzir ao mínimo o contato com pessoas da família e com amigos;
  • Mostrar-se deprimido ou irritadiço quando não está no computador;
  • Queda do rendimento escolar (ou da produtividade no trabalho), desinteresse pelas aulas (ou pelo trabalho);
  • Diminuição do sono (dorme menos para ficar mais tempo no computador) e do apetite (deixa de comer para ficar "conectado");
  • Desleixo com a aparência pessoal e com hábitos de higiene;
  • Baixa motivação para cumprir tarefas e obrigações.

Do entretenimento à compulsão: as pessoas com baixa auto-estima, tendência à depressão e pouca autoconfiança para encarar obstáculos e desafios no mundo real encontram no mundo virtual um refúgio que funciona como antidepressivo. É a porta de entrada para o uso compulsivo do computador. Nos jogos eletrônicos, os erros podem ser rapidamente desfeitos, o dinheiro aparece com palavras mágicas, personagens morrem mas podem ressuscitar, descobrem-se atalhos eficientes para alcançar poder, a sensação de conquista e realização é intensa. A vida nos jogos virtuais parece mais excitante do que a realidade cotidiana.

Nos contatos virtuais, podemos nos apresentar como personagens com as características que gostaríamos de ter, o que muitas vezes está bem distante do que realmente somos; relacionamentos românticos são mais fáceis de "construir" do que os vínculos reais e adquirem cores mais vivas que alimentam as paixões.

Como acontece com as demais compulsões, é necessário buscar tratamento especializado. Mas o melhor é prevenir: criar meios para que o uso do computador permaneça na área do entretenimento e da pesquisa, como ferramenta útil de trabalho e de contatos. Para isso, é essencial fazer acordos razoáveis quanto ao tempo de uso, colocar o computador em uma área comum da casa (e não no quarto da criança ou adolescente), procurar saber mais sobre o que os filhos estão fazendo no ciberespaço, ver o que pode melhorar no convívio familiar e social.


A ausência nas relações

A ausência nas relações

 24/09/2018

Atualmente, fala-se muito em fragilidade emocional, os desafios de educar na era digital, a desconexão entre os indivíduos e a superficialidade das relações. Tudo isso não é novidade, mas o que de fato poderia ser feito para mudar esse cenário?

A vulnerabilidade das relações é perceptível, inclusive numa das relações mais estruturantes que é entre pais e filhos. Sempre houve uma diferença conflituosa entre as gerações, diferença esta, salutar, uma vez que promovia discussões, desentendimentos, conversas, questionamentos, mas, com certeza, também muito aprendizado. Mais forte que isso é pensar que as discussões não aconteciam pelo Whatsapp ou pelas redes sociais, as pessoas não eram simplesmente bloqueadas como se assim os conflitos fossem resolvidos. Havia olho no olho, havia presença física.


O desafio de transmitir bons valores

O desafio de transmitir bons valores

 14/09/2018

As últimas décadas assistiram a enormes mudanças na família, especialmente no que se refere à educação dos filhos. Há pouco tempo, ser bom pai significava ensinar a respeitar os mais velhos, dar estudo, segurança etc.


Empatia a 7 bilhões de outros

Empatia a 7 bilhões de outros

 14/09/2018

Em vários atendimentos que faço aos estudantes, percebo que os conflitos trazidos poderiam ser resolvidos facilmente com um pouquinho de empatia ao próximo. Entendo que o nível de autonomia de um adolescente é diferente de um adulto. Porém a impressão que tenho é que lhes faltam o exercício do desenvolvimento da empatia.

O bacana para tal exercício é que independe de minha classe econômica, grau de inteligência, título que tenho, status social, cor, religião ou gênero; de que me adianta falar mais de uma língua, se não consigo dar bom-dia em um elevador? De que me adianta ser o melhor instrumentista se não consigo tocar a pessoa que está do meu lado precisando de ajuda? De que me adianta ter o título mais desejado na melhor universidade do mundo se não consigo ensinar o básico aos que estão a minha volta?


Estudar, pesquisar e comunicar: três competências fundamentais no cotidiano escolar

Estudar, pesquisar e comunicar: três competências fundamentais no cotidiano escolar

 03/09/2018

E é por compreender e valorizar uma educação com significância e significado, que o ensinar e aprender, aqui na nossa escola, é princípio base de nossas ações.


Aprendizagem baseada em projetos: Como contribui para a formação de um estudante competente no campo acadêmico e sócio-emocional?

Aprendizagem baseada em projetos: Como contribui para a formação de um estudante competente no campo acadêmico e sócio-emocional?

 27/08/2018

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: Como contribui para a formação de um estudante competente no campo acadêmico e sócio-emocional? Vera Lúcia Wohlgemuth Lôbo _________________________________________________________________________________ Ao pensar a educação é preciso refletir [...]


Que orientações e dicas de estudos são feitas aos nossos estudantes?

Que orientações e dicas de estudos são feitas aos nossos estudantes?

 17/08/2018

Nossa mente busca formas de escapar das tarefas que julgamos mais chatas ou mais cansativas e, com o tempo, se torna uma máquina de desculpas e, o pior, nós aceitamos essas desculpas! Precisamos ter força de vontade e determinação para conquistarmos os objetivos. A Escola Interamérica cotidianamente reflete com os estudantes sobre a importância de aproveitar a sala de aula como espaço de aprendizagem e entender a rotina de estudo em casa como necessária para a consolidação do conhecimento.

Seguem algumas dicas para ajudar no melhor aproveitamento do estudante, em casa e na escola, em relação às tarefas de casa e de estudante (essas dicas também são trabalhadas com os estudantes aqui na Escola Interamérica)


Ser estudante: uma postura para a vida

Ser estudante: uma postura para a vida

 10/08/2018

Em Educação, fala-se muito de um futuro em que a habilidade de aprender será mais importante que todo o conteúdo que temos acumulado em nossas mentes; um futuro em que o mundo estará sempre em constante mudança e que as informações estarão mais acessíveis; um futuro em que novas profissões e desafios no mercado de trabalho surgirão a todo momento e onde a flexibilidade e capacidade de inovação serão cruciais para se ter sucesso em qualquer área da vida.

Engraçado... Esse futuro me parece muito com o presente, você não acha?


Empreendedorismo Cognitivo

Empreendedorismo Cognitivo

 03/08/2018

O conceito de empreendedorismo, ao contrário do que parece, está inserido no DNA do ser humano. O motivo é muito simples – desde tempos anteriores ao tempo, sempre foi necessário inovar para atender as necessidades básicas de subsistência e sobrevivência e para tentar entender os mistérios do universo. Neste aspecto, nada mudou na história da humanidade, portanto. Descobrir como preservar ou produzir fogo, entender como são gerados os bebês, acreditar que sempre nascerá um novo dia, reconhecer o papel do cérebro no processo de cognição, viajar pelo espaço sideral, foram e são motivos para buscar o novo, aquilo que não é conhecido. No enfrentamento destes desafios, a humanidade buscou inovar, buscou empreender. Ferramentas seriam, são e serão criadas todos os dias para nos aproximar de nossos objetivos. Processos são revisados, adaptados, alterados, abandonados e retomados visando o desenvolvimento.


Formação continuada na Escola Interamérica – aprender contínuo para atuar com competência                            

Formação continuada na Escola Interamérica – aprender contínuo para atuar com competência                            

 29/06/2018

À escola cabe hoje mais do que trabalhar com informações e conceitos, propor atitudes, formação de valores e práticas inovadoras, por isto faz-se necessário repensar o papel do docente e a sua atuação. As demandas sociais das novas gerações exigem práticas e desafios inúmeros.

O professor, ciente de que sua prática é cada vez mais complexa devido às mudanças de paradigmas impostas pela sociedade, se vê em meio a tantas perguntas:


Estudante como protagonista e os benefícios para a aprendizagem

Estudante como protagonista e os benefícios para a aprendizagem

 21/06/2018

A tradicional ideia de que o conhecimento em sala de aula está centrado no professor ou no estudante tem dado espaço para uma outra forma de pensar a educação.

Agora vemos o estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem, em uma relação de troca com o professor, em uma via de mão dupla em que ambos aprendem e se desenvolvem.