Escola Ampliada

Interamérica Ampliada

Publicado em : 09/04/2019

INTRODUÇÃO

Na Escola Interamérica, estamos sempre inovando e investindo na formação de crianças e jovens, sempre com foco na aprendizagem dos(as) estudantes e no seu desenvolvimento integral.

Em 2017 completamos 20 anos, e colocando-nos na posição de pioneiros, utilizando toda nossa expertise em educação, decidimos ampliar nossa proposta educacional para oferecer aos(às) estudantes, de forma gradativa, a opção da Interamérica Ampliada, que começou com turmas de 1º e 2º Anos e que em 2020 terá turmas de Sala Azul a 6º Ano.

 

PÚBLICO ALVO

A Interamérica Ampliada tem como proposta básica oferecer a possibilidade de desenvolvimento de alto desempenho para os(as) estudantes, aprofundando o conhecimento de forma holística e Interdisciplinar.

Buscamos famílias que sejam parceiras do processo, colaborando com o aprendizado do(a) estudante de forma sistemática, em conjunto com toda a equipe pedagógica. Vivenciamos uma matriz curricular inovadora, onde todos os componentes curriculares estão interligados.

Desejamos trabalhar com famílias que acreditem que pensar diferente em um espaço direcionado para o diálogo, pesquisa, reflexão e construção do conhecimento requer o envolvimento de todos e um tempo maior de estudo, ampliando as relações, os sentidos e o espírito colaborativo dos envolvidos.

 

E mais do que isso, queremos famílias que queiram prosseguir conosco, empenhadas na formação de cidadãos do mundo, felizes e conscientes!

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Interamérica Ampliada tem por foco o aprimoramento de habilidades de pesquisa, planejamento e execução por meio de um extenso processo de investigação e estudos. Isso significa que estudantes, professores e toda a equipe pedagógica envolvida estarão imersos em uma rotina sistemática de aprendizagem, 100% interdisciplinar.

Uma Proposta Pedagógica de qualidade reconhece o poder da relação entre o professor e o(a) estudantes e entre os(as) estudantes e confirma a relação entre o ensino e a aprendizagem de qualidade. Nossa proposta contempla os requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás, preparado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-GO).

Oferecemos um ambiente especialmente preparado, que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências, onde o trabalho colaborativo, tanto dos(as) estudantes como dos professores, juntos em uma verdadeira comunidade de desenvolvimento, proporciona o descobrimento de si mesmo e do mundo.

 

CURRÍCULO

No contexto da Interamérica Ampliada o currículo busca a interdisciplinaridade ou, para além desta, a transdisciplinaridade, onde as várias áreas do conhecimento são interligadas de formas diversas, com forte presença do conceito STEAM (Science, Technology, Enginnering, Arts, Mathematics). Buscamos o desenvolvimento de um currículo holístico, com uma visão humanista, sustentável e de competências amplas, com foco na aplicação criativa dos conhecimentos em várias situações e contextos.

Neste sentido, o currículo na Interamérica Ampliada combina três processos de forma equilibrada: a aprendizagem ativa personalizada; a aprendizagem entre pares (com diferentes grupos, em rede) e a aprendizagem mediada por pessoas mais experientes (professores, mentores).

É importante entender como curricular tudo o que acontece na escola: todas as atividades programadas e desenvolvidas sob a sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos(as) estudantes, dentro e fora da escola. Naturalmente, devemos retomar sempre que, além do currículo formal, o “oficial”, há um currículo em ação, o “real” – aquilo que, de fato, acontece na escola – e o “oculto” – não explicitado, mas que perpassa, o tempo todo, as atividades escolares.

 

EQUIPE DOCENTE

Como ocorre a escolha, formação e acompanhamento dos professores?

Seleção: A seleção dos professores é bastante cuidadosa. Buscamos professores que gostem de estudar e que se sintam motivados a fazer diferente. Independente de idade ou experiência, os professores estão sempre dispostos a experimentar um novo jeito de trabalhar, abrindo espaço para o trabalho colaborativo (inclusive ao lecionar simultaneamente com outros professores para um mesmo grupo de estudantes).

Formação e Planejamento: A equipe de professores cumpre uma carga horária semanal de planejamento e formação. Estes encontros são de extrema importância para que a Proposta Pedagógica, que inclui aulas em conjunto, alcance seus objetivos.

Acompanhamento: Os professores devem atender metas que são monitoradas pela equipe gestora. O sistema de observação de aulas com registro em Rubrica de Desenvolvimento Profissional é uma das ferramentas utilizadas para este fim. Para além disso, nossos professores são motivados a assumirem uma postura pesquisadora, buscando o desenvolvimento de pesquisas que são apresentadas anualmente no Fórum da Escola, assim compartilhando o conhecimento produzido, e refletindo coletivamente sobre sua prática pedagógica.

 

METODOLOGIA

Qual é a metodologia utilizada?

A principal metodologia da Interamérica Ampliada é a Aprendizagem Baseada em Projetos. A partir dela e de suas necessidades, metodologias híbridas e outras ainda contribuem para o desenvolvimento e viabilização de sua Proposta Pedagógica.

 

PROCESSO AVALIATIVO

O processo de avaliação da aprendizagem é amplo e explicita as relações entre habilidades cognitivas e competências socioemocionais. A avaliação é um processo contínuo, flexível, que acontece de várias formas, a saber:

  • avaliação diagnóstica, formativa, mediadora; avaliação da produção (do percurso - portfólios digitais, narrativas, relatórios, observação);
  • avaliação por rubricas - competências pessoais, cognitivas, relacionais, produtivas;
  • avaliação dialógica, avaliação por pares, autoavaliação, avaliação online, avaliação integradora, entre outras.

Neste contexto os(as) estudantes mostram na prática o que aprenderam com produções criativas, socialmente relevantes, que mostram a evolução e percurso realizados.

 

São aplicadas provas? Como são preparadas?

Sim, há aplicação de provas. Estas são construídas seguindo as habilidades que os professores desejam verificar, isto é – o professor comunica previamente quais habilidades / competências serão verificadas, e ao montar a prova, o faz com este olhar – as questões têm este pano de fundo. As provas são aplicadas pelos próprios professores, em sala de aula, seguindo calendário definido pela escola.

 

CARGA HORÁRIA

O tempo ampliado é uma das características chave da Interamérica Ampliada. Entendemos que uma proposta de Educação Integral requer um Currículo Integral e o uso do tempo de maneira Integral.

A carga horária da Interamérica Ampliada contempla os diferentes componentes curriculares, organizando-os ao longo do dia de maneira a potencializar as oportunidades de aprendizagem dos(as) estudantes. Utilizamos diferentes lógicas pedagógicas com foco em objetivos específicos, divididos em Aulas Regulares, Estudos Interdisciplinares e PRINT- Prática Intensiva.

Cada uma destas lógicas busca resultados específicos. Dentro destes componentes há aulas de Educação Física com foco em ginástica e esportes, além de aulas de Arte com foco nas Artes Visuais, na Literatura e nas Artes Performáticas.

 

AMBIENTE E ESPAÇO FÍSICO

O ambiente de ensino-aprendizagem na Escola Interamérica é acolhedor, e isto não seria diferente na Interamérica Ampliada. Quem entra na escola encontra gestores, docentes e funcionários competentes e abertos para ajudar a aprender e a descobrir. Encontra também estudantes engajados em atividades desafiadoras, que os estimulam a participar, compartilhar, evoluir e, em última análise, descobrir.

As salas de aula da Interamérica Ampliada são preparadas para contribuir para o desenvolvimento de seus(suas) estudantes. Assim, temos um espaço que contempla a possibilidade de trabalho colaborativo, em grupos, de maneira a integrar os estudantes. Além da sala de aula propriamente dita os(as estudantes ainda utilizam o Laboratório Mind Makers, o Laboratório Maker, o ateliê e o Laboratório de Ciências.

 

MATERIAIS

São utilizados livros didáticos?

Utilizamos livros didáticos para alguns componentes curriculares. Além disso, os professores produzem materiais próprios, a partir das demandas de cada grupo e do planejamento construído em parceria.

 

São utilizados outros materiais ou recursos?

Sim. Utilizamos ferramentas digitais diversas, com foco em:

  • gestão de planejamento e atualização de conteúdo de aulas (com foco no fim do uso de livros didáticos);
  • acompanhamento de desempenho dos estudantes (com foco no ensino e direcionamento mais personalizado);
  • comunicação integrada com famílias.

 

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO

A Interamérica Ampliada já está em funcionamento da Sala Azul ao 4º Ano.

O cronograma prevê a implantação do 5º e 6º Anos em 2020; 7º Ano em 2021; 8º Ano em 2022 e 9º Ano em 2023. 

 

DIMENSÃO HUMANA

Segundo Edgar Morin, em Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, Todo desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer a espécie humana.

Ao levar para a sala de aula temas com dimensões mais complexas, como sustentabilidade e tolerância entre culturas e diversidade, a Interamérica Ampliada trabalha na ampliação a na formação para além das competências técnicas ou conteúdos conceituais isolados, abrangendo uma dimensão mais humana, que prioriza o ser.

Nossa Proposta Pedagógica enfatiza que o sucesso para o(a) estudante da Interamérica Ampliada não se resume apenas no ingresso em uma faculdade, mas sim em se tornar um(a) cidadão(ã), solidário(a) e consciente de seu papel no mundo.

Neste modelo de atuação, o(a) estudante é incentivado a descobrir sua natureza singular – quebrando o paradigma de que somente é possível ser bem-sucedido(a) mediante um padrão pré-estabelecido de qualidade, medido pelo seu desempenho em avaliações de massa ou vestibulares em instituições específicas.

Outro diferencial é a importância do contato com o entorno, com o mundo, não só para conhecê-lo, mas para contribuir com soluções reais, com contato com a vida, com a cidade, com o mundo (redes, comunidades) com as áreas profissionais desde o começo. Apresentamos aos(às) estudantes o Empreendedorismo Social nas aulas de Inter.convivência, quando os(as) estudantes aprendem em contato com seus pares e desenvolvem projetos que beneficiam sua comunidade. Não é só a saída para conhecer o mundo, mas também para modificá-lo.

 

EFICIÊNCIA

A busca pela eficiência em todos os aspectos da gestão é a responsável por levar a Interamérica Ampliada a contribuir na formação de cidadãos descobridores, preparados para o mundo, suscetíveis ao autoconhecimento e à capacidade de resolver problemas. Por isso, investimos na análise apurada de nossos processos, e na formação continuada dos profissionais que aqui atuam. O desempenho de todos os departamentos da escola, e não somente dos professores, é permanentemente quantificado e avaliado, através de uma cultura de feedback profissional com foco na qualidade do trabalho dos serviços prestados. Todos os colaboradores são protagonistas na construção da escola.