A Interamérica

A Escola

A Escola Interamérica é uma instituição de ensino privada para alunos da Educação Infantil (crianças a partir de1 ano e 6 meses) ao 9º Ano do Ensino Fundamental, fundada em 1997.

 

POR UM MUNDO MELHOR PROPOMOS UMA EDUCAÇÃO...

CRIATIVA QUE:

•   Promove, através dos processos pedagógicos, uma educação fundamentada em valores éticos, respeitando as diferentes formas de vida.

•   Desenvolve a autonomia, a criticidade, a cooperação, a  convivência cuidando e valorizando as relações afetivas, com vistas à integralidade do ser humano (dimensões afetiva, cognitiva e cultural).

•   Compreende que as  aprendizagens das relações socioambientais são fundamentais para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e  para nossa qualidade de vida .

•   Desenvolve os conhecimentos científicos articulados aos processos pedagógicos e aos valores éticos.

INTELIGENTE PORQUE:

•   Tem clareza da identidade e da missão da escola

•   Ensina na perspectiva da pergunta, da problematização, da reflexão, da busca da elaboração e sistematização do conhecimento.

•   Apresenta um currículo de formação cultural e científica articulado com a diversidade sociocultural

•   Compreende o aluno como sujeito corresponsável pela sua aprendizagem

•   Proporciona a aprender a gerenciar o próprio conhecimento

•   Trabalha para o desenvolvimento da capacidade intelectual de pensar

•   Respeita as diferentes formas de raciocínio para chegar a um resultado

•   Acredita que o diálogo é o melhor caminho para o desenvolvimento das diferentes aprendizagens, inclusive da autonomia.

•   Desenvolve assembleias com os alunos para tomada de decisões.

•   Concebe que a disciplina é necessária para a formação do estudante /cidadão

•   Investe e faz uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) buscando ampliar os processos de ensinar e aprender.

•   Investe no constante aprimoramento da equipe diretiva e de todo o corpo de funcionários, através de formação continuada semanal, parcerias com escolas de São Paulo e viagens anuais de pesquisas pedagógicas em grandes centros da América do Sul, América do Norte e Europa.

CONSCIENTE:

•   Proporciona a transversalização das atividades acadêmicas, da Educação Infantil ao 9º Ano.

•   Concebe que  a formação da  consciência ecológica  perpassa pela educação.

•   Entende que o ser humano também é natureza.

•   Compreende  as relações socioambientais  para  construção da cultura do pertencimento e da consciência sustentável em dimensões locais  e universais.

•   Acredita que necessitamos de atitudes sustentáveis, que são atitudes socialmente justas, culturalmente aceitas e economicamente viáveis.

•   Reconhece as diferentes formas de artes como manifestação de um povo e de uma cultura